Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasileiras

Brasileiras presas na Alemanha: registros revelam que funcionários trocaram malas

Kátyna Baía e Jeanne Paollin estão presas há mais de um mês por um crime que não cometeram

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 10/04/2023, às 07h10 - Atualizado às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Câmeras de segurança flagraram a ação dos funcionários - Divulgação / TV Globo
Câmeras de segurança flagraram a ação dos funcionários - Divulgação / TV Globo

As câmeras de segurança do Aeroporto de Guarulhos (SP) registraram o momento em que dois funcionários trocaram as etiquetas das malas das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paollin por etiquetas de bagagens contendo cocaína.

Elas, que são respectivamente uma personal trainer e uma médica veterinária, estão presas na Alemanha há mais de um mês, quando as malas adulteradas foram descobertas pelas autoridades durante uma escala em Frankfurt.

Investigações

De acordo com informações do portal UOL, as investigações mostraram que o casal embarcou em Goiânia com destino à Europa em 4 de março. No Aeroporto de Guarulhos, as etiquetas de suas malas foram trocadas pelos funcionáriosEduardo dos Santos e Pedro Venâncio, que retiraram as etiquetas da bagagem original das vítimas e as colocaram em duas malas contendo cocaína.

Nas imagens, divulgadas pela TV Globo, é possível ver que eles tiram uma foto das malas adulteradas e, logo depois, surgem em cena duas mulheres que fazem parte do grupo. Elas chegam com a cocaína e são alertadas por telefone celular por integrantes da quadrilha. Em seguida, uma funcionária do guichê de uma companhia aérea despacha as malas sem solicitar documentos.

A Polícia Federal prendeu vários integrantes do grupo criminoso envolvido na adulteração das malas e descobriu que a funcionária que facilitou a entrada das malas com cocaína tinha R$ 43 mil em dinheiro vivo em sua posse. Ela confessou fazer parte da quadrilha, mas a defesa de Eduardo nega qualquer envolvimento em atividades criminosas.