Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Câmara lança obra sobre papel da imprensa na Independência do Brasil

Em sua nova obra, José Theodoro Mascarenhas Menck narra a trajetória de Hipólito José da Costa e do Correio Braziliense

Redação Publicado em 20/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do jornalista Hipólito José da Costa - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia do jornalista Hipólito José da Costa - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

A Câmara dos Deputados lançou, na última quarta-feira, 16, o livro “A Imprensa no Processo de Independência do Brasil: Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense e as Cortes de Lisboa de 1821”, do consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck.

A obra faz parte das comemorações promovidas pela instituição em referência ao bicentenário da Independência do Brasil, e está incluída na série de livros lançados desde 2017 para preservar a memória dos acontecimentos envolvidos nesse episódio histórico. Os relatos, documentos e fatos reunidos no livro resgatam as circunstâncias da criação da imprensa brasileira e seu papel no nascimento da nação.

A publicação descreve a trajetória de Hipólito José da Costa e do Correio Braziliense, considerado o primeiro jornal brasileiro e porta-voz das inquietações e aspirações da população. Além de apresentar a história da imprensa no Brasil, o livro revela as tensões e instabilidades da época em um país que, aos poucos, se reconhecia como sociedade independente e ansiava pela emancipação política.

Após o lançamento, a publicação já está disponível para compra ou download gratuito na página da Edições Câmara.