Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Carta enviada do Titanic por passageiro uruguaio vai a leilão em Montevidéu

Uma correspondência escrita a bordo do RMS Titanic por um passageiro uruguaio será leiloada por um preço mínimo de 12 mil dólares

Maria Paula Azevedo, supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 29/06/2023, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Colagem de carta e fotografia de Ramón Artagaveytia Gómez - Reprodução/Instagram
Colagem de carta e fotografia de Ramón Artagaveytia Gómez - Reprodução/Instagram

A carta de Ramón Artagaveytia Gómez (1840-1912) para seu irmão Adolfo, juntamente com uma fotografia de dedicatória no verso, está para ser leiloada com um preço inicial de 12 mil dólares, o equivalente a 57,5 mil reais.

Enviada durante a última escala do transatlântico na Irlanda, a correspondência é um dos 800 lotes que serão leiloados pessoalmente e online pela casa de leilões Zorrilla Subastas, no dia 30 de junho

Sebastian Zorrilla, fundador e proprietário da Zorrilla Subastas, disse à EFE que a peça estava na posse da família há três gerações, mas que agora foi tomada a decisão de vendê-la a um colecionador ou a um museu. “O preço é imprevisível. O mercado terá algo a dizer”, disse.

O navio – que partiu de Southampton, na Inglaterra, para Nova York em 10 de abril de 1912, e afundou cinco dias depois, após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico Norte – estava fazendo uma escala final em Queenstown, na Irlanda (agora conhecido como Cobh) para o envio de correspondências.

A carta

Escrita em papel timbrado e com a marca d'água da White Star Line (companhia de navegação que operava o Titanic), a carta escrita em 11 de abril de 1912 e enviada ao irmão do autor consiste em duas folhas, com três páginas escritas à mão e “com manchas de umidade”, de acordo com o site da Zorrilla Subastas.

Olhando para cima (de fora do navio), era como se eu estivesse ao pé de uma casa de cinco andares”, diz a carta. "Tudo o que eu disser sobre ele é pouco", contou o empresário agropecuário de 71 anos, passageiro de primeira classe, ao descrever o luxuoso navio. "Tudo é novo e rico", acrescenta, maravilhado com o tamanho e a qualidade do navio, a comida e a atenção recebida.

O lote também contém uma nota subsequente escrita pelo destinatário da carta que diz: “Última carta escrita por meu querido irmão Ramon. Três dias depois, o Titanic afundou e ele se afogou.”

Acompanhando a carta, há uma fotografia de um elegante cavalheiro com bengala e chapéu, impressa em cartão postal francês, datada de Évian, França, em 31 de agosto de 1909, com a inscrição: "Uma carta e uma lembrança carinhosa para o meu irmão Adolfo. Ramón".