Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Casas Históricas

Casas históricas de Ouro Preto serão restauradas através de projeto

O projeto Bom-Será tem como objetivo a restauração das casas históricas pertencentes à famílias de baixa-renda

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/08/2022, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma das residências restauradas pela BomSerá - Foto de Marco Aurélio Ribeiro
Imagem de uma das residências restauradas pela BomSerá - Foto de Marco Aurélio Ribeiro

Três casas dos séculos XVIII e XIX localizadas em Ouro Preto, Minas gerais, serão restauradas. O IA- Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto promoverá o restauro com o apoio do Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto e IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais, através do projeto BomSerá. As residências históricas são propriedades de famílias baixa-renda.

Imagem de uma das residências restauradas pela BomSerá/Foto de Marco Aurélio Ribeiro

O projeto também busca promover a capacitação dos próprios moradores para que realizem a manutenção preventiva de suas próprias casas, através da sensibilização, com relação à preservação da história; e educação, já que amplia a noção de cidadania por reforçar o senso de lar atribuído às casas. 

Além das restaurações, o projeto também busca a formação de mão de obra qualificada para atuar nas obras de restauração e realiza ações educativas voltadas para a comunidade, professores e alunos do ensino médio de Ouro Preto e região. As obras tiveram início dia 27 de junho.

Bom-será

A escolha do nome BomSerá ou Bom-Será, faz menção a um dos conjuntos que fazem parte das obras emergenciais integrantes do levantamento do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais.

Construção típica do século XVIII, o BomSerá está localizado nas cidades históricas que fizeram parte do Ciclo do Ouro, isto é, edificações de grande valor que foram construídas com suas paredes encostadas. Diz a tradição, que Bom-será é uma saudação, que surgiu de um desejo de convivência harmoniosa entre as famílias que viviam misturadas nesses locais.

Placa com explicação sobre as sete casas de paredes-meias/Foto de Marco Aurélio Ribeiro

Com duração prevista para 6 meses, o projeto possui um investimento de R$1.400.000,00 e oferecerá duas edições da “Oficina de formação em linguagens” para a comunidade local. As oficinas que serão totalmente gratuitas, têm o objetivo de abordar conhecimentos relacionados à cultura, à preservação e à memória.

Serão selecionados 30 candidatos para cada edição, sendo a primeira dirigida aos estudantes do ensino médio e a segunda voltada para professores de escolas públicas e privadas. Serão também organizadas, para os moradores da cidade, conversas, dinâmicas e visitas mediadas às obras.