Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Centro comercial da Idade do Bronze é descoberto em Chipre

O antigo assentamento à beira-mar teve grande importância para o comércio da época

Redação Publicado em 17/08/2023, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do local de escavação - Divulgação/ Universidade de Gotemburgo
Fotografia do local de escavação - Divulgação/ Universidade de Gotemburgo

Na ilha de Chipre, situada no Mar Mediterrâneo, arqueólogos descobriram evidências de que existiu ali, durante a Idade do Bronze, uma rica cidade portuária que era um verdadeiro centro comercial da época. 

Conforme repercutiu o Phys.org, foram encontrados no local algumas câmaras funerárias que teriam pertencido aos membros da elite. Outro detalhe importante é que o assentamento teria sido habitado entre 1600 a 1100 a.C. 

A riqueza da cidade parece ter sido baseada na produção de cobre e no comércio com culturas próximas e distantes", explicou Giorgos Georgiou, do Departamento de Antiguidades de Chipre, em um comunicado feito na última quarta-feira, 16.

Mais detalhes 

Vale enfatizar que a missão arqueológica em Chipre encontrou mais de 500 relíquias ao explorarem as câmaras funerárias do local. Vários desses, aliás, teriam sido importados de civilizações assentadas em territórios vizinhos, como Egito, Índia, Sinai e Afeganistão. 

Muitos dos artefatos consistem em metais preciosos, pedras preciosas, marfim e cerâmica de alta qualidade", apontou Peter Fischer, pesquisador que liderou a escavação, ainda de acordo com o Phys.org.