Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

CEO da OceanGate comparou cola utilizada no Titan a manteiga de amendoim

Stockton Rush, que está entre as vítimas da implosão do Titan, ainda chegou a dizer que o casco da embarcação era "muito simples"

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stockton Rush, o CEO da OceanGate está entre as vítimas da tragédia - Divulgação / OceanGate Expeditions
Stockton Rush, o CEO da OceanGate está entre as vítimas da tragédia - Divulgação / OceanGate Expeditions

Antes de falecer na tragédia do Titan, Stockton Rush, CEO da OceanGate, fez uma comparação curiosa ao descrever a cola utilizada na construção do submarino e considerou "muito simples" o design do casco de fibra de carbono da embarcação.

Em um vídeo publicado em 2018 no canal da empresa no YouTube, Rush mencionou que a cola usada para a tarefa era "muito grossa, não é como a cola Elmer", acrescentando que "é como manteiga de amendoim". O CEO também admitiu no vídeo que "se errarmos, não há muito espaço para recuperação", conforme informações do New York Post.

Críticas ao Titan

Desde muito antes da implosão do submarino, a escolha dos materiais utilizados em sua construção vinha sendo criticada. Enquanto Rush defendeu a fibra de carbono em vez de alternativas como o titânio, muitos especialistas apontaram a construção do casco como possível causa do desastre.

O professor de engenharia oceânica da Virginia Tech, Stefano Brizzolara, afirmou que a fibra de carbono é "muito propensa a possíveis defeitos" e "exibe um comportamento mais frágil" em comparação a outros materiais que poderiam ter sido utilizados.

David Lochridge, que ocupava os cargos de chefe de operações marítimas da OceanGate e piloto-chefe do Titan, foi demitido após alertar outras pessoas sobre os métodos de teste da empresa. Ele escreveu a Rob McCallum, especialista em exploração do mar profundo, em 2018: "Esse submarino não é seguro para mergulhar", conforme relatado recentemente na revista The New Yorker.

Também vale destacar que o próprio diretor do filme "Titanic", James Cameron, criticou a construção do casco, afirmando que o material provavelmente levou a uma "falha crítica" na embarcação.