Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Charles III pede ao Parlamento que permita que seus irmãos atuem em seu lugar

Charles III pediu a inclusão da princesa Anne e o príncipe Edward na lei

Redação Publicado em 14/11/2022, às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles III em evento oficial no último domingo, 13 - Getty Images
Charles III em evento oficial no último domingo, 13 - Getty Images

Nesta segunda-feira, 14, o rei Charles III pediu ao Parlamento britânico que altere a lei a fim de permitir que mais dois de seus irmãos atuem em seu nome enquanto estiver ausente, os incluindo em um grupo que inclui atualmente seu irmão em desgraça, o príncipe Andrew.

Hoje o rei completou 74 anos e leu na Casa dos Lordes, a câmara alta do Parlamento, uma declaração que pediu que o número de Conselheiros de Estado fosse ampliado para que sua irmã, a princesa Anne, e o irmão mais novo, o príncipe Edward, fossem inclusos.

Os conselheiros são selecionados entre sua esposa e os quatro adultos seguintes na linha de sucessão ao trono, o que significa que, além de Camilla, esposa de Charles, e seu filho mais velho e herdeiro, o príncipe William, o grupo compreende o filho mais novo do rei, o príncipe Harry, o príncipe Andrew, e a filha mais velha de Andrew, a princesa Beatrice.

Críticas ao pedido

Esses conselheiros podem atuar em nome do monarca, caso este esteja ausente, na realização de todas as funções, exceto nas mais importantes, como a nomeação de um primeiro-ministro, por exemplo, segundo informações da Reuters, via Uol.

O pedido tem gerado críticas por parte de diversos comentaristas, principalmente porque tanto Andrew quanto Harrynão desempenham mais funções da realeza. A mudança irá exigir que o Parlamento britânico altere os termos da Lei de Regência.