Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zoológico

Chimpanzés são mortos após fugirem de recinto, na Suíça

Segundo funcionários do Zoológico de Furuvik, a sedação não era uma alternativa no momento

Redação Publicado em 15/12/2022, às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Djamila Çamdenviren por Pixabay - Imagem ilustrativa de chimpanzé
Imagem de Djamila Çamdenviren por Pixabay - Imagem ilustrativa de chimpanzé

Três chimpanzés foram mortos pelos funcionários de um zoológico suíço depois que os animais fugiram do local, nesta quinta-feira, 15. A decisão, segundo os responsáveis, foi tomada quando a situação saiu de controle.

"O chimpanzé é considerado um animal de alto risco. Se estiver fora do parque, torna-se um perigo para a vida das pessoas", explicou à AFP, a porta-voz do grupo Parks and Resorts, que administra o zoológico de Furuvik, Annika Troselius. De acordo com informações do UOL, um quarto animal ficou ferido.

Fuga do zoológico

Na tarde de ontem, quarta-feira, 14, cinco dos sete chimpanzés que viviam no local acabaram conseguindo fugir de seu recinto, de forma ainda não explicada, e passaram a vagar livremente no interior do parque. Infelizmente, conforme informou a instituição, a sedação não era uma alternativa.

"Para disparar um dardo anestésico é necessário estar muito próximo do animal. A isso se soma a necessidade de esperar até dez minutos para o sonífero fazer efeito", disse o estabelecimento, que vem sendo criticado pela atitude tomada. Na ocasião, somente funcionários do local estavam presentes.

Até a tarde desta quinta-feira, os quatro primatas ainda vivos se encontravam no setor designado aos macacos. No entanto, não haviam voltado a seu recinto.

"Isso significa que não podemos permitir que as pessoas transitem dentro do parque e que ainda estamos em estado de alerta", escreveu o estabelecimento em publicação no Facebook.