Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

A cidade brasileira que está entre as menos amigáveis para estrangeiros, segundo ranking

Cidade famosa para turismo do Brasil foi nomeada uma cidade pouco amigável para turistas

Redação Publicado em 17/05/2023, às 15h13 - Atualizado em 23/05/2023, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polo Saara, centro comercial a céu aberto no Rio de Janeiro - Andre Coelho/Getty Images
Polo Saara, centro comercial a céu aberto no Rio de Janeiro - Andre Coelho/Getty Images

Experiências de turismo são sempre diferentes e subjetivas, mas alguns lugares levam fama por serem percebidos como normalmente ariscos com visitantes por um grande número de turistas. Em uma nova pesquisa da Preply, plataforma ucraniana de aprendizado de idiomas, foi medido o "índice de espírito de comunidade" de cidades que são pontos turísticos globais.

Se baseando em medidores, as cidades foram ranqueadas como mais ou menos receptivas a turistas em uma lista divulgada no mês de abril. Segundo o Nossa UOL, o Rio de Janeiro zerou um dos tópicos de avaliação, e acabou perto do fim de uma lista com 53 locais espalhados pelo globo.

Critérios avaliativos

Os seis critérios de avaliação que a Preply usou para medir o "índice de espírito de comunidade" são, no geral, subjetivos, entretanto, a plataforma que realizou a pesquisa buscou aumentar seu nível de objetividade, usando índices e dados. Os tópicos para avaliação são:

1. Taxa de retorno de visitantes (porcentagem de turistas que voltam para a cidade após primeira visita);

2. Acomodações amigáveis (porcentagem de avaliações de hotéis e acomodações que tenham o termo "amigável" em resenhas e comentários);

3. Respeito da comunidade (índice de segurança da cidade para moradores e visitantes);

4. Aceitação da diversidade (índice de igualdade da população LGBTQIA+ da cidade);

5. Felicidade (índice de felicidade para os habitantes);

6. Facilidade de comunicação (proficiência e conhecimento da população local da língua inglesa).

Campeãs e perdedoras

Das 53 cidades avaliadas pela Preply, oito das dez primeiras estão em países que tem o inglês como língua nativa, um claro favorecimento no tópico de "facilidade de comunicação" na avaliação da plataforma. As duas cidades que fogem dessa lógica são Copenhague, na Dinamarca, e Montréal, no Canadá, que é uma cidade bilíngue, com a maioria dos habitantes falando francês e inglês.

O primeiro lugar no ranking ficou com a canadense Toronto. O Brasil apareceu na 49ª posição, com o Rio de Janeiro, entre Délhi (48º) e Mumbai (50º), ambas na Índia. A cidade brasileira zerou o quesito de acomodações amigáveis, ao lado de Lyon, na França. O Rio também teve a pior avaliação entre as cidades no quesito de segurança.

O ranking de cidades mais amigáveis para estrangeiros foi criticado nas redes sociais por causa de seus critérios de avaliação. De acordo com o portal Nossa UOL, a lista foi chamada de "25 países vistos como amigáveis por viajantes ricos, brancos e anglo-saxões" por um usuário do Twitter.