Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polonês

Cidade do Rio Grande do Sul adota o polonês como segunda língua oficial

Na cidade, ao menos 90% dos moradores são descendentes e arriscam o polonês

Redação Publicado em 29/09/2022, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de igreja turística da cidade de Áurea - Divulgação / Prefeitura de Áurea
Imagem de igreja turística da cidade de Áurea - Divulgação / Prefeitura de Áurea

Não é novidade que no Brasil muitos municípios adotem os idiomas de seus imigrantes como oficial, junto do português, o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo são exemplos disso, já que ao menos 14 cidades desses estados adotaram o alemão.

E outro município do Rio Grande do Sul, a mais de 350 quilômetros de Porto Alegre, a 11 mil quilômetros da Polônia, Áurea, na região do Alto Uruguai, estabeleceu o polonês como idioma cooficial da cidade, desde julho deste ano.

A diferença é que, em Áurea, a lei é mais do que uma simples decisão da Câmara de Vereadores, o idioma agora está inserido no currículo escolar do 6º ao 9º ano do, além de ser ensinado no período noturno para os interessados a aprender, por professores voluntários.

Descendência histórica

Cerca de 90% dos habitantes são descendentes diretos de poloneses e a maior parte da população arrisca algo no idioma. Em 1944, muitas famílias foram para lá devido a Segunda Guerra Mundial, a maioria imigrantes, que construíram moradia no município gaúcho.

Também em 1944, a cidade que até então era chamada de Rio Marcelino Treze de Maio e Princesa Isabel ganhou o nome de Vila Áurea, fazendo uma homenagem à princesa que assinou a lei que abolia a escravidão no país. Segundo a Folha de S. Paulo, a princesa acolheu famílias polonesas quando chegaram ao Brasil, em 1875, flageladas por uma epidemia, possivelmente de cólera.