Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Madonna

Cidade francesa diz que Madonna pode estar com pintura desaparecida há mais de um século

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que obra de arte teria sido destruída em bombardeio durante a Primeira Guerra Mundial

Redação Publicado em 17/01/2023, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Madonna - Getty Images
A cantora Madonna - Getty Images

A prefeita da cidade de Amiens, no norte da França, acredita que uma obra de arte datada do início do século 19, a qual desapareceu de um museu local durante a Primeira Guerra Mundial, pode estar com a cantora norte-americana Madonna.

Brigitte Fouré, a política em questão, agora apela para que a artista estadunidense empreste a pintura para Amiens, a fim de que a região se torne a capital europeia da cultura em 2028. Conhecida como Diana e Endymion, a obra de arte é atribuída a Jérôme-Martin Langlois, que a concluiu em 1822, após encomenda feita pelo rei Luís XVIII.

"Madonna, você provavelmente não ouviu falar de Amiens... mas há uma ligação especial entre você e nossa cidade", diz Fouré em vídeo. "Essa pintura é provavelmente uma obra que foi emprestada ao museu de Amiens pelo Louvre antes da Primeira Guerra Mundial, após a qual perdemos o vestígio dela", explicou a prefeita, de acordo com informações do The Guardian.

Obra teria sido destruída

Até pouco tempo, acreditava-se que a pintura a óleo exibida no Musée des Beaux-Arts - agora o Musée de Picardie - a partir de 1878, teria sido destruída em bombardeio ocorrido no ano de 1918.

No entanto, um artigo recentemente publicado no jornal Le Figaro sugeriu que o quadro, ou possivelmente uma obra quase idêntica a ele teria aparecido em um leilão em Nova York, no ano de 1989. Na época, a obra teria sido adquirida por Madonna no valor de US$ 1,3 milhão.

Segundo a fonte, no ano de 2015, um curador de Amiens notou a presença da obra de arte no fundo de uma fotografia da cantora em sua casa. A foto havia sido publicada na revista Paris Match.

Contudo, o quadro pertencente à norte-americana além de não possuir assinatura nem mesmo data, é 3 cm menor do que a pintura que desapareceu em Amiens. Por esse motivo, os especialistas se perguntam se a obra é uma cópia ou a original com a assinatura e a data removidas.

"Claramente, não contestamos de forma alguma que você adquiriu esse trabalho legalmente", destacou Fouré na mensagem direcionada a Madonna. A prefeita espera que a artista aceite sua solicitação.