Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Com classificação do Japão, Copa tem países de todos os continentes na segunda fase

Essa é a primeira vez que países de todos os continentes estão em uma Copa nas oitavas de final

Redação Publicado em 01/12/2022, às 20h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maya Yoshida comemorando vitória do Japão contra a Alemanha - Getty Images
Maya Yoshida comemorando vitória do Japão contra a Alemanha - Getty Images

O Japão conquistou nesta quinta-feira, 1º, sua classificação no grupo E, eliminando a Alemanha, fazendo com que esse jogo não marcasse apenas uma classificação marcante, mas também um episódio único na história das Copas: a presença de países de todos os continentes nas oitavas de final.

Desde que, em 1986, foi criado o formato das oitavas de final, essa é a primeira vez que a presença de países de todos os continentes, ocorre. Até então, sempre houve um representante da Europa, um da América do Sul e outro da América do Norte e Central.

Este ano, a América do Norte e Central já tem os Estados Unidos classificados para as oitavas de final, ou seja, a seleção americana enfrentará a Holanda. A Austrália — que mesmo sendo da Oceania, disputa as Eliminatórias da Ásia — também está classificada agora.

Oceania e África

A África tem duas vagas garantidas, com Senegal e Marrocos entre os 16 melhores, situação que só havia ocorrido antes em 2014. O continente ainda pode, através da classificação da Gana no grupo H, quebrar o recorde no grupo H.

Como informado pelo globo esporte, a única que vez que a Oceania conseguiu sua classificação foi em 2006 com a Austrália e foi com a seleção do Marrocos em 1986 que a África avançou da primeira fase na Copa do Mundo.