Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cometa

Cometa 3 vezes maior que o Everest, em direção à Terra, passa por explosão

O comportamento do corpo espacial surpreendeu cientistas; entenda!

Redação Publicado em 18/10/2023, às 14h35 - Atualizado às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de cometa 12P/Pons-Brooks - Divulgação/ Richard Miles
Fotografia de cometa 12P/Pons-Brooks - Divulgação/ Richard Miles

O 12P/Pons-Brooks é um cometa congelado que está vindo em direção à Terra. Com 18,6 milhas de diâmetro, ele tem o tamanho de uma pequena cidade. Para colocar em perspectiva, o objeto espacial tem mais de três vezes o comprimento do Monte Everest. 

Outra informação importante é que o cometa passou por uma explosão recentemente — a segunda em quatro meses — que fez com que liberasse uma nuvem de gelo e gás. Ela chamou atenção dos cientistas, no entanto, por ter adotado o curioso formato de dois "chifres". 

Os dois 'chifres' podem ser causados ​​por uma abertura de formato peculiar, com algum tipo de bloqueio, fazendo com que o material seja expelido com um padrão de fluxo estranho", explicou Richard Miles, especialista Associação Astronômica Britânica, segundo repercutiu o New York Post. 

Sem impacto 

Embora o 12P/Pons-Brooks seja de tamanho massivo e esteja vindo na direção de nosso planeta, não é preciso se preocupar: não haverá colisão.

Ainda de acordo com o veículo, o cometa passará próximo da Terra no ano de 2024, porém não baterá contra ela, apenas será visível a olho nu no céu noturno para algumas regiões do globo. 

O evento cósmico, aliás, é bem interessante de assistir, já que acontece apenas uma vez a cada 71 anos. O retorno de 12P/Pons-Brooks, portanto, ocorrerá em 2095.