Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Como os jornais do mundo noticiaram os ataques terroristas em Brasília?

Ataque à democracia, comparação com Capitólio e mais: o Brasil visto pelo mundo

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 09/01/2023, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estragos feitos por terroristas de extrema-direita em Brasília - Getty Images
Estragos feitos por terroristas de extrema-direita em Brasília - Getty Images

Os ataques terroristas de grupos de extrema-direita ontem, 8, às sedes dos três podres, em Brasília, ganharam as manchetes de jornais ao redor do mundo nesta segunda-feira, 9. Veja algumas delas!

Brasil aos olhos do mundo

O The New York Times, um dos periódicos mais tradicionais dos Estados Unidos, comparou os atos ocorridos no Brasil com a invasão ao Capitólio: "Na capital do Brasil, uma multidão frenética ataca o Congresso, aparentando os ataques de 6 de janeiro”.

Capa do The New York Times/ Crédito: Reprodução

Outro veículo norte-americano, o The Washington Post, foi mais simplista: "Repartições do governo do Brasil atacadas”. Já o The Wall Street Journal associou os terroristas como aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro: "Manifestantes pró-Bolsonaro atacam o Congresso e a Alta Corte do Brasil". 

Capas do The Washington Post e do The Wall Street Journal/ Crédito: Reprodução

Na Inglaterra, o The Guardian também comparou as invasões à Brasília e ao Capitólio: "Invasão no estilo do Capitólio no Brasil: apoiadores de Bolsonaro atacam Congresso".

Manchetes do The Guardian/ Crédito: Reprodução

O francês Le Monde destacou a ‘democracia abalada’ do país: "Brasil: a democracia abalada com a invasão ao coração do poder”. A mesma linha foi seguida pela Espanha, com o El País: "Assalto à democracia no Brasil; Bolsonaristas atacam as instituições em Brasília"; e o El Mundo: "Os bolsonaristas tentam fazer um golpe à democracia no Brasil."

Capas do Le Monde e El País/ Crédito: Reprodução

Por fim, Portugal e Bélgica também salientaram o ataque à democracia brasileira por apoiadores do ex-presidente. “Bolsonaristas enfrentam a polícia e invadem o Congresso no Brasil”, destacou o Diário de Notícias. 

Já o Público: “Apoiantes de Bolsonaro atacam o coração da democracia. O Belga Le Soir finalizou: "Brasil. A democracia atacada".

Manchetes do Público e Le Soir/ Crédito: Reprodução