Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Complexo mais antigo que as pirâmides é encontrado na Europa

O local construído data da Idade da Pedra e foi encontrado na República Tcheca

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/09/2022, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea de restos de estrutura antiga da República Tcheca - Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências
Fotografia aérea de restos de estrutura antiga da República Tcheca - Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências

Restos de uma antiga estrutura datada da Idade da Pedra, há cerca de 7 mil anos, foram investigados e analisados por pesquisadores de Praga, capital da República Tcheca.

A construção foi erguida por uma antiga comunidade agrícola e sedentária da Europa, sendo mais antiga até mesmo que o Stonehenge (construído há cerca de 4,6 mil anos) e as pirâmides do Egito (de 4,5 mil anos atrás).

A estrutura, conhecida como roundel, fica localizada no distrito de Vinoř, na capital tcheca, e possui um diâmetro de aproximadamente 55 metros, sendo assim tão grande quando a Torre Inclinada de Pisa, da Itália. Segundo o arqueólogo Jaroslav Řídký em entrevista à Rádio Praga Internacional, "os chamados roundels são a evidência mais antiga de arquitetura em toda a Europa".

São uma série de valas circulares e estão sempre dispostas em círculo com duas, três, quatro ou mais entradas ao centro, sendo quatro as mais comuns", explica.

Ainda, em e-mail enviado ao Live Science, o especialista conta que "é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre as pessoas que construíram este roundel", mas acredita que os indivíduos responsáveis pela construção faziam parte da cultura da louça ornamentada, que surgiu entre 4,9 mil a.C. e 4,4 mil a.C.

Fotografia de arqueólogos trabalhando em antigo roundel da República Tcheca
Fotografia de arqueólogos trabalhando em antigo roundel da República Tcheca / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências

Qual a função?

Até o momento, os pesquisadores ainda não puderam concluir a exata função dada para os roundels pelos antigos povos que os construíam, mas Řídký alega que provavelmente ela tinha diversas funções sócio-ritualísticas.

Os locais poderiam ter servido tanto para grandes reuniões de indivíduos quando para comemorar rituais de passagem, fenômenos astronômicos ou até mesmo trocas econômicas.

As primeiras descobertas [dos roundels] foram feitas na segunda metade do século 19, mas é claro que na época ninguém sabia o que eram. As primeiras interpretações consideradas foram que eram construídas para defesa, ou eram currais para gado", acrescenta o pesquisador em fala à Rádio Praga.

Ao todo, centenas de outros roundels foram encontrados por toda Europa central, mas a datação de todas se limita a somente um período de cerca de dois ou três séculos — tendo desaparecido repentinamente por volta de 4,6 mil a.C.

Visto isso, ainda é um mistério, também, o motivo pelo qual os grupos europeus antigos pararam de construir estruturas semelhantes.

Houve simplesmente algum tipo de mudança social, onde os roundels não podiam mais cumprir a função que tinham antes e eles simplesmente pararam de ser usados", sopõe, por fim, Řídký.