Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry Potter

Comprada por 30 centavos, edição rara de Harry Potter é leiloada por valor surpreendente

Extremamente desgastada, edição ainda apresenta erro de grafia na contracapa, mas foi vendida por quantia inesperada

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 12/07/2023, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal que foi vendida em leilão - Richard Winterton Auctioneers
Edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal que foi vendida em leilão - Richard Winterton Auctioneers

Comprada por apenas 30 centavos de libra esterlina, algo na casa dos R$2, uma rara cópia de capa dura de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi vendida em um leilão por £10.500 — equivalente a pouco mais de 66,5 mil reais.

Publicada pela Bloomsbury em 1997, a edição possui capa de cartão laminado e faz parte do primeiro lote de 500 impressões do livro — sendo que apenas 300 destes foram enviados para as livrarias; bem antes da saga se tornar best-seller e fenômeno mundial.

Edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal que foi vendida em leilão/ Crédito: Richard Winterton Auctioneers

Um fato curioso é que a edição possui uma letra ‘o’ faltando na palavra ‘Philosopher's’ escrita na contracapa, conforme repercutido pela Sky News. A cópia superou em muito a expectativa inicial de venda, que era entre 3 mil e 5 mil libras esterlinas.

+ John Nettleship: O professor de química que teria inspirado Severo Snape, de Harry Potter

O livro

O romance foi comprado na época pela incrível barganha de 30 centavos de libra (R$1,88) por um colecionado anônimo que morreu subitamente no início deste ano, aos 55 anos. O livro faz parte do lote com 300 cópias enviadas para as livrarias. A edição foi adquirida em Wolverhampton.

A família do colecionador sabia que ele havia adquirido a rara edição, mas não tinha ideia de onde a cópia se encontrava desde uma mudança feita pelo sujeito há quatro anos — quando seus pertences foram parar em 'centenas de caixas'.

Após o óbito do dono do livro, o leiloeiro Richard Winterton teve que vasculhar as caixas com seus pertences para encontrá-lo. A edição ainda carrega o adesivo de identificação da biblioteca, um adesivo na lombada com a letra J e carimbo de retirada.

Estamos absolutamente encantados com este resultado”, celebrou Winterton.

"O primeiro da série original de livros de JK Rowling, esta cópia foi claramente bem lida e ainda tem seu adesivo de identificação da biblioteca, adesivo na lombada com a letra J, selo de retirada e preço de venda de 30 centavos", completou.

Edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal que foi vendida em leilão/ Crédito: Richard Winterton Auctioneers

O alto lance pelo livro se deu, em parte, devido à sua "condição muito amada" como um antigo livro de biblioteca. Além da letra "o" faltando na contracapa, também existe um erro de digitação na página 53 do livro, onde o item "1 varinha" aparece duas vezes — uma no início e outra no final.