Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry Potter

Por que Daniel Radcliffe não assiste aos filmes de Harry Potter?

Ator conhecido especialmente por dar vida ao bruxinho mais famoso da ficção revelou opinião em entrevista; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 18/04/2023, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), primeiro filme da franquia - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Cena de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), primeiro filme da franquia - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Quando se pensa nos maiores símbolos da cultura pop, um dos primeiros nomes mencionados por muita gente é diretamente 'Harry Potter'. A saga do bruxinho mais famoso da ficção marcou a infância e adolescência de inúmeras pessoas por todo o mundo, seja pelos livros ou pelos filmes, e segue sendo uma das franquias mais amadas de todos os tempos, mesmo com o passar dos anos. 

No entanto, em entrevista realizada em 2007 à Deseret News, Daniel Radcliffe — o ator responsável por eternizar Harry Potter nas telonas, sendo conhecido principalmente por este papel em todo o mundo — revelou que, embora a franquia tenha sido a principal responsável por seu sucesso, ele não gosta de assistir aos filmes. Isso porque, nas palavras dele, considera assisti-los algo "destrutivo" para si.

É importante pontuar que sua estreia como Harry Potter ocorreu quando tinha ainda somente 12 anos, e o último filme lançou em 2011, quando ele tinha 22. Dessa forma, é natural que ele se considere um ator melhor hoje em dia, com mais experiência de carreira, mas infelizmente nunca teve outro trabalho de tanto sucesso como os do bruxinho.

Para mim, assistir aos filmes antigos é uma coisa quase totalmente destrutiva. Eu fico me torturando quando tento fazer isso. Sabe, eu era muito jovem. Não posso ser responsabilizado pela atuação que dei nos dois primeiros filmes: eu tinha entre 11 e 12 anos. Não era como Dakota Fanning, que simplesmente conseguia fazer isso. Foi uma performance de criança", conta Radcliffe em entrevista de 2007, época em que a franquia estava lançando seu quinto filme.

Este argumento, por sua vez, foi repetido por ele em outra entrevista, já em 2012, depois do encerramento da franquia nos cinemas, à GQ. Ao longo de sua carreira, ele sempre comparou sua performance à de outros jovens colegas, de acordo com a Rolling Stone Brasil.

Atuar é algo que não necessariamente vem de forma natural para mim. Certamente não é tão natural quanto para, digamos, Haley Joel Osment ou Dakota Fanning, que estavam fazendo performances adultas aos dez anos de idade", disse.
Daniel Radcliffe em 2019
Daniel Radcliffe em 2019 / Crédito: Getty Images

Semelhança com o personagem?

Na mesma entrevista à GQ, Daniel Radcliffe reconheceu um ponto polêmico que sempre foi comentado durante sua trajetória como Harry Potter, que pode ter auxiliado muito os responsáveis pela escalação de elenco em tê-lo escolhido: sua semelhança física com o personagem descrito nos livros

O ator concordou, na época, com as críticas de que ele só teria sido escolhido por esta razão, e nunca se sentiu muito satisfeito com sua atuação, em especial nos primeiros filmes. Porém, com o tempo, afirma ter "aprendido com seus erros".

Acho que há uma percepção de que nós conseguimos os papéis porque tínhamos a aparência considerada correta. Eu acho que isso é, provavelmente, bastante justo."