Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eclipse

Confira detalhes sobre o eclipse parcial da Lua deste sábado, 28

Outro evento astronômico poderá ser observado em algumas regiões do Brasil neste final de semana

Redação Publicado em 27/10/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um eclipse lunar penumbral - Divulgação / NASA
Imagem de um eclipse lunar penumbral - Divulgação / NASA

Neste sábado, 28, outro fenômeno astronômico poderá ser observado no Brasil: um eclipse parcial da Lua. Este evento ocorre em noites de Lua cheia, quando a Terra se encontra entre ela e o Sol, formando uma sombra no satélite. 

Em uma entrevista à CNN Brasil, a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, apontou que existem dois tipos de sombra: a penumbra, na qual a luminosidade solar incidente na Lua apenas reduz, e a umbra, quando a luz solar não alcança a superfície lunar.

A primeira é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nessa sombra ocorre o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial”, explicou a astrônoma à CNN Brasil.

É importante ressaltar que, no eclipse parcial deste sábado, a Lua estará completamente imersa na penumbra, no entanto, apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, o que levará uma pequena porção da Lua a permanecer sem iluminação. Somente quando ela fica inteiramente mergulhada na umbra é que se tem um eclipse total lunar.

Detalhes

O eclipse parcial da Lua poderá ser observado nos estados mais a leste do Brasil, como em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de partes da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Piauí. Nos demais estados, o eclipse será penumbral, ou seja, a diferença na luminosidade do satélite não será percebida a olho nu. 

Como a Lua nasce no momento em que o Sol se põe, é preciso ficar atento para não perder o fenômeno. Também é aconselhado que as pessoas estejam em um local com boa visibilidade para o leste, pois quando a Lua nascer, o eclipse estará em andamento.

A boa notícia é que não é necessário tomar precauções especiais para observar o eclipse lunar. Podemos olhar diretamente para a Lua e pelo tempo que quisermos”, destacou a Josina Nascimento à CNN Brasil.

O Observatório Nacional também irá transmitir o evento ao vivo, em uma live com início marcado para as 15h de sábado.