Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Maior dente de dinossauro no mundo é descoberto em Minas Gerais

Com mais de 6cm, o dente foi encontrado por paleontólogos brasileiros e pertenceu a antigo saurópode brasileiro

Redação Publicado em 23/10/2023, às 09h32 - Atualizado às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigos dentes de saurópodes encontrados em Minas Gerais - Reprodução/Julian Silva Junior
Antigos dentes de saurópodes encontrados em Minas Gerais - Reprodução/Julian Silva Junior

No último dia 5 de outubro, foi divulgada no Jornal da USP uma intrigante descoberta paleontológica em solo brasileiro: pesquisadores encontraram na Serra da Galga, em Minas Gerais, aquele que agora é considerado o maior dente de titanossauro já encontrado na história. Segundo o estudo, o fóssil possui 6,2 centímetros de comprimento.

Conforme descrito pela Revista Galileu, o maior dente de dinossauro já encontrado até a recente descoberta foi encontrado em 2013, na Argentina, com 5,6 cm de comprimento.

A descoberta recente, vale mencionar, foi conduzida por especialistas do Museu dos Dinossauros da Faculdade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em ação conjunta com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Além do dente encontrado, outros dois fósseis dentários também foram identificados no local: um com 4,38cm, e outro com 2,39cm. "Nós achamos alguns dentes em diversos pontos da cidade e conseguimos dividir eles em três tipos diferentes de dentes, o que a gente chama de morfótipo", informa Julian Silva Junior, doutor pelo Laboratório de Paleontologia da FFCLRP, ao Jornal da USP.

Os três dentes de dinossauros encontrados em Minas Gerais
Os três dentes de dinossauros encontrados em Minas Gerais / Crédito: Reprodução/Julian Silva Junior

O pesquisador ainda pontua, também, que os dentes encontrados não diferenciam muito entre si: uma análise sugere que os três dinossauros pertenciam à mesma espécie, e o maior fóssil teria pertencido a um antigo titanossauro adulto, enquanto os outros a espécimes mais juvenis.

Gigante brasileiro

Segundo Julian Silva Junior, os dentes encontrados teriam pertencido a exemplares da espécie Uberabatitan — os maiores dinossauros ocorridos onde hoje é o Brasil —, visto que naquela região foram encontrados, até hoje, somente fósseis destes animais. "Aferimos que esses dentes pertenciam a essa espécie não porque foram encontrados junto aos crânios ou a outro material, mas porque só tem essa espécie nesta região", alega o pesquisador.

+ Em imagens: Paleontólogos descobrem possível maior dinossauro da Europa

Outro fator descoberto sobre o animal, que poderia chegar a até 25 metros de comprimento, é que eles comiam principalmente plantas mais macias, considerando-se que a dentição não contava com muitos riscos. "Por causa das marcas, sabemos que a dieta do juvenil era parecida com a do adulto", complementa Julian.