Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Soledar

Controle de Soledar está "difícil" de acordo com governo ucraniano

A cidade de Soledar, fica na região de Donetsk, sendo estratégica para a Rússia

Redação Publicado em 12/01/2023, às 19h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de tanque de guerra - Getty Images
Imagem ilustrativa de tanque de guerra - Getty Images

Nesta quinta-feira, 12, o governo ucraniano anunciou que o exército luta pela pelo controle da cidade de Soledar, na região de Donetsk, mas que a situação no local é "difícil". Donetsk fica perto de Bakhmut, local que os russos tentam conquistar há meses.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, nesta quarta-feira, 11, alegou que os soldados continuam em Soledar e que o front na área "se mantém", como informado pelo UOL.

Segundo a vice-ministra da Defesa, Ganna Malyar, à imprensa: "Os combates mais ferozes e mais intensos continuam hoje (quinta-feira) na área de Soledar". "A Rússia envia milhares de seus cidadãos para o matadouro, mas estamos aguentando", disse.

Controle russo

A Rússia tenta assumir o controle dessa zona da região de Donetsk desde o verão passado, depois de impasses que levaram Vladmir Putin a mobilizar centenas de milhares de reservistas e a lançar uma campanha de bombardeios contra as infraestruturas energéticas.

A vice-ministra da defesa disse hoje à imprensa que as tropas russas que estão em Soledar "estão sofrendo grandes perdas" em sua tentativa de romper a linha de defesa ucraniana, que ela caracteriza como "mal sucedida".

"Os arredores da cidade estão repletos de cadáveres de soldados russos", disse.

O número de mortos e feridos nas batalhas de Soledar e Donetsk, não foram estimados por Kiev.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!