Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / D. Pedro I

Coração de D. Pedro I já tem data para chegar ao Brasil

O coração de D. Pedro I será enviado ao Brasil para o aniversário de 200 anos da independência do Brasil

Redação Publicado em 19/08/2022, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

A viagem do coração de D.Pedro I está sendo preparada por Portugal. O órgão, que encontra-se na cidade do Porto, será emprestado em comemoração aos 200 anos da Independência. 

Com chegada prevista em Brasília para a segunda-feira, 22, o translado do órgão do Imperador desagrada cientistas. O transporte foi autorizado após uma avaliação por uma equipe de peritos que exigem que o coração seja transportado em um ambiente pressurizado. 

A primeira parada do coração — que fica originalmente na Irmandade da Lapa, uma entidade religiosa que guarda a relíquia — é no Palácio do Planalto, em seguida, o órgão irá para o Palácio do Itamary e ficará em exibição até as comemorações do bicentenário. Seu retorno está previsto para 8 de setembro.

"O coração do nosso D. Pedroserá recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro", afirmou o presidente da prefeitura local, Rui Moreira.

Longo período de negociações

Como repercutido pelo G1, há 4 meses, o governo negocia com Portugal para o empréstimo do órgão. O processo envolveu o governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa.

Na viagem, Rui Moreira, presidente da prefeitura local, acompanhará o coração e todos os custos e medidas de segurança são responsabilidade do governo brasileiro.