Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Coreia do Norte testa 3 mísseis balísticos, relata órgão de inteligência

O serviço de inteligência da Coreia do Sul reportou os disparos nesta quarta-feira, 25

Redação Publicado em 25/05/2022, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens recentes dos testes de mísseis norte-coreanos - Divulgação/ Youtube/ ABC News Australia
Imagens recentes dos testes de mísseis norte-coreanos - Divulgação/ Youtube/ ABC News Australia

O governo da Coreia do Sul relatou nesta quarta-feira, 25, ter acompanhado o lançamento do que parecem ter sido três mísseis balísticos intercontinentais por parte do país vizinho, a Coreia do Norte.

"Evidências operacionais de um dispositivo de detonação nuclear foram detectadas em preparação para o sétimo teste nuclear", afirmou o serviço de inteligência sul-coreano em um relatório está atualmente sendo analisado também por autoridades estadunidenses, conforme repercutido pela CNN. 

Outro detalhe é que os testes de armas nucleares foram executados em uma região diferente daquela normalmente usada pela nação para esse fim. 

Tensões políticas

Uma informação relevante é que os lançamentos balísticos ocorrem apenas dias após a visita de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, à Coreia do Sul. 

De acordo com o portal sul-coreano JCS, as autoridades do país, em colaboração com as dos Estados Unidos, também lançaram um míssil próprio tendo como alvo o mar da Península Coreana, o que teria sido intencionado como uma demonstração de sua capacidade militar.