Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Sul

Coreia do Sul devolve corpos de soldados chineses mortos há mais de 70 anos

A cerimônia de entrega aconteceu a oeste da capital da Coreia do Sul, nesta sexta, 16

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 16/09/2022, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cerimônia de entrega das urnas à China - Getty Images
Cerimônia de entrega das urnas à China - Getty Images

Nesta sexta-feira, 16, a Coreia do Sul devolveu os pertences e os restos mortais de 88 soldados chineses mortos durante a Guerra da Coreia, que aconteceu entre 1950 e 1952. Desde 2014, a ação de repatriação de despojos de militares acontece entre as nações asiáticas, seguindo as normas das leis humanitárias internacionais.

A oeste da capital sul-coreana, a cerimônia de entrega foi realizada, no Aeroporto Internacional de Incheon. O vice-ministro chinês de Assuntos dos Veteranos, Chang Zhengguo, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lee Do-hoon estavam presentes.

Zhengguo pontuou que a ação é um sinal de relações mais saudáveis e maduras entre ambas as nações: “Repatriar os restos mortais dos mártires patrióticos voluntários de ambos os lados (é) um símbolo importante do novo desenvolvimento das relações China-Coreia”.

Quando comentou sobre a repatriação, o vice-chanceler sul-coreano comentou que isso é um “símbolo de cooperação amistosa” entre os dois países.

A troca

Durante a cerimônia, os guardas de honra chineses escoltaram as urnas funerárias. Nelas, além dos restos mortais dos soldados, também estavam com artefatos pessoais, tais como sapatos, selos, relógios e fotografias desbotadas, segundo o portal Veja.

Guardas de honra carregando as urnas em cerimônia realizada hoje, 16 - Crédito: Getty Images

Eles serão enterrados no cemitério dos mártires dos Voluntários do Povo Chinês em Shenyang, capital da província de Liaoning, nordeste da China, no próximo sábado, 17, conforme informado pelo Global Times.

A mídia estatal de Pequim também revelou que além dos 88 conjuntos entregues hoje, Seul ainda irá devolver outros 79. Na Guerra da Coreia, mais de 180.000 militares chineses morreram.