Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Covid-19: Líder da Coreia do Norte ficou "gravemente doente", diz irmã

O governo do país afirma que apenas ocorreram 74 mortes devido ao vírus

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/08/2022, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un - Getty Images
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un - Getty Images

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira, 11, ter vencido o surto de covid-19. O comunicado, que foi feito através dos veículos de comunicação estatais, informou que, embora cerca de 4,77 milhões de pessoas tenham apresentado "febre", apenas ocorreram 74 mortes no total. 

A vitória conquistada por nosso povo é um evento histórico que mais uma vez mostrou ao mundo a grandeza de nosso estado, a tenacidade indomável de nosso povo e os belos costumes nacionais dos quais nos orgulhamos", concluiu a KCNA, agência de notícias pertencente ao governo norte-coreano. 

Juntamente à declaração que a crise do coronavírus vivida pela nação foi encerrada, Kim Yo-jong — a irmã do líder Kim Jong-un —, veio a público com uma fala que sugeria que o chefe de Estado teria sido um dos milhões de norte-coreanos afetados pelos sintomas da covid-19.

Kim Yo-jong, irmã do presidente norte-coreano Kim Jong-un
Kim Yo-jong, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un / Crédito: Getty Images

Mesmo estando gravemente doente com febre alta, ele não conseguiu se deitar um momento pensando nas pessoas que teve que cuidar até o fim diante da guerra antiepidêmica”, relatou ela, conforme informações apuradas pelo The Guardian. 

Ela ainda afirmou que o vírus teria adentrado as fronteiras do país junto de panfletos enviados por ativistas da Coreia do Sul. "Não podemos mais ignorar o fluxo ininterrupto de lixo da Coreia do Sul. Nossa contramedida deve ser uma retaliação mortal", enfatizou Yo-jong

Histórico

A Coreia do Norte não divulgou nenhum dado em relação à pandemia de covid-19 durante 2020 e 2021. Foi apenas de maio deste ano para cá que começou a registrar uma grande quantidade de casos de pessoas com "febre" e, mesmo assim, nem todos foram diagnosticados com o vírus pelos relatórios oficiais. 

O caso da nação já preocupa autoridades internacionais desde o início do surto, uma vez que o território norte-coreano é conhecido por sua infraestrutura precária de saúde, e pouca transparência por parte do governo. 

Há um ditado que diz que a Coreia do Norte é ‘um Estado de teatro’ e acho que eles estão mascarando as estatísticas do Covid-19”, afirmou no último mês de maio Kwak Gil Sup, líder do portal de notícias independente conhecido como One Korea Center, de acordo com a CNN.