Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suécia

Criança de 8 anos faz descoberta histórica na Suécia: "Pensei: 'o que é isso?'"

Durante férias de verão com a família, um menino de 8 anos foi responsável por curiosa descoberta arqueológica

Redação Publicado em 14/09/2023, às 11h57 - Atualizado em 21/09/2023, às 19h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A descoberta (à esqu.) e a criança (à dir.) - Andreas Tillema
A descoberta (à esqu.) e a criança (à dir.) - Andreas Tillema

As férias de verão de Bruno Tillema, que tem apenas 8 anos, podem ter surpreendido seus amigos da escola. Isso porque, enquanto estava numa praia localizada na Suécia, ele foi responsável por uma descoberta histórica incrível. 

Tudo começou quando Tillema se deparou com um bloco de metal que parecia peculiar. Ele os familiares não esperavam, entretanto, que se tratava de um item histórico. Pouco tempo antes, Bruno ganhou de seus pais um livro a respeito de fósseis, como consequência, estava instigado. 

Estávamos passando as férias de verão em Gotland [uma ilha na Suécia]", relembrou Andreas Tillema, pai do garotinho, em entrevista ao Newsweek. "Tínhamos acabado de lhe dar um livro sobre fósseis e, por causa disso, ele estava examinando o solo ativamente com seus olhos". 

O curioso bloco de metal é, na verdade, uma fivela feita em bronze durante a Era Viking, revelou uma análise feita após a descoberta. Algo que Bruno e sua família provavelmente não imaginariam. Andreas afirmou que o filho se demonstrou orgulhoso com a descoberta e que agora cogita seguir a profissão de arqueólogo.  

A fivela descoberta /Crédito: Andreas Tillema

Diante da necessidade de o local do ocorrido ser examinado, a descoberta do garoto não foi anunciada antes. Agora, Bruno disse compartilhar alegria por finalmente revelar ao mundo o que foi encontrado. "Parece que fiz algo grande e agora posso compartilhar isso com vocês", disse ele.

Segundo o Conselho do Condado de Gotland, em comunicado, o garoto afirmou que encontrou o item no chão e, intrigado com a situação, o pegou. "Pensei: 'o que é isso? Talvez alguma parte estranha de uma casa?", disse ele. Quando questionado pela mãe, disse que se tratava de "alguma coisa estranha de metal".

Em seguida, eles decidiram contatar um parente, que é arqueólogo, através de uma videochamada. A ideia era encontrar uma pista sobre o que seria o objeto 'estranho', no entanto, eles acabaram entrando em contato com o conselho administrativo do local, responsável por avançar as investigações. Com a ajuda da criança, três profissionais passaram a analisar o local que proporcionou a descoberta.

E foi a descoberta de Bruno que permitiu a revelação de outro item histórico. Isso porque o Museu de Gotland iniciou uma análise arqueológica que durou uma semana. O objetivo era encontrar mais objetos no local. Como resultado, outra fivela foi descoberta, entretanto, no formato de anel.

Bruno Tillema, responsável pela descoberta /Crédito: Andreas Tillema

Therese Lindström, atual gestora de ambiente cultura do Conselho Administrativo do Condado de Gotland, alega que as fivelas pertecem ao final da Idade do Ferro ou começo da Era Viking. "Ambas as fivelas são feitas de bronze e pertencem a trajes do final da Idade do Ferro ou início da Era Viking", afirmou Therese. 

Os próximos passos com as fivelas compreendem a preservação por parte de especialistas, no entanto, o destino dos itens históricos dependem da decisão da Autoridade Nacional de Antiguidade da Suécia.