Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suécia

Em menos de uma hora, quatro explosões residenciais são registradas na Suécia

Autoridades suecas acreditam que ataques tenham relação com brigas de gangues

Redação Publicado em 31/08/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de policiais suecos - Getty Images
Fotografia de policiais suecos - Getty Images

Na madrugada desta quinta-feira, 31, cidades da Suécia foram acometidas por quatro explosões residenciais dentro de menos de uma hora. As autoridades policiais acreditam que os ataques possuam relação com o aumento da violência de gangues no país.

Era pouco mais de 1 da manhã quando, na cidade de Gotemburgo e em menos de 10 minutos de diferença, duas explosões foram registradas em endereços diferentes pela polícia.

Ambos os locais foram isolados e as investigações técnicas estão em andamento. Não há relatos de feridos, apenas danos materiais", informaram as autoridades, que acrescentaram que o esquadrão antibomba do país já tinha sido chamado.

No entanto, menos de uma hora depois outras duas bombas foram relatadas no país, também com um intervalo de poucos minutos entre elas: uma em Norsborg, um subúrbio ao sul de Estocolmo, e outra em Nyköping, a aproximadamente 100 km dali. Mais uma vez, as explosões ocorreram em edifícios residenciais, e ninguém se feriu.

Combate ao crime

Nos últimos anos, conforme noticiado pelo The Guardian, a Suécia vem lutado em uma tentativa de conter uma série de tiroteios e bombardeios promovidos por gangues. Estes, por sua vez, vêm crescendo cada vez mais com o comércio de drogas, promovendo um aumento na violência no país.

Segundo dados da polícia sueca, em 2022 foram registradas um total de 90 explosões e 101 tentativas de atentados ou preparativos na Suécia; enquanto isso, até o dia 15 de agosto deste ano, já haviam sido registradas 109 explosões. Segundo as autoridades, as bombas servem principalmente para intimidar alvos e, para matar inimigos, as gangues utilizam-se de tiroteios.