Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Curiosa ferramenta da Idade do Bronze é encontrada na Inglaterra

Assim como outros achados arqueológicos, a peça foi descoberta por civis enquanto cuidavam de seus jardins na quarentena

Pamela Malva Publicado em 20/07/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem lateral da ferramenta usada para moer na Idade do Bronze - Divulgação
Imagem lateral da ferramenta usada para moer na Idade do Bronze - Divulgação

Enquanto cuidava das flores de seu jardim, em uma área perto de Bradford, um morador britânico fez uma descoberta singular. Sem a ajuda de detector de metais — que foram proibidos na Inglaterra —, ele encontrou uma ferramenta da Idade do Bronze.

Durante a quarentena causada pela pandemia do Coronavírus, o país foi tomado por achados arqueológicos em áreas residenciais. Sem ter muito o que fazer, os ingleses começaram a cuidar de seus jardins, fazendo descobertas impressionantes.

Dessa vez, a peça encontrada era antigamente usada para moer grãos, como uma forma de pilão. Segundo os arqueólogos que foram chamados para estudar a ferramenta, ela remonta ao período Neolítico, ou à Idade do Bronze.

Imagem superior da ferramenta de moer / Crédito: Divulgação

Para Peter Reavill, um oficial de achados, o período da quarentena foi bom para a arqueologia. "Com tantas pessoas gastando muito mais tempo em seus jardins, houve alguns achados realmente interessantes", explica.

Nesse sentido, Peter conta que recebeu notificações sobre "cachimbos, alguns pedaços de cerâmica e até ferramentas de pederneira pré-históricas". Ainda mais, os arqueólogos das redondezas têm recebido moedas de prata e fragmentos de cerâmica grega, todos "encontradas nos jardins das pessoas", segundo Peter.