Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Curiosas pinturas rupestres são encontradas no Uzbequistão

Datadas dos períodos mesolítico e neolítico, as imagens representam as caças pré-históricas com máscaras ritualísticas

Pamela Malva Publicado em 12/07/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de algumas das pinturas rupestres encontradas no Uzbequistão - Divulgação
Fotografia de algumas das pinturas rupestres encontradas no Uzbequistão - Divulgação

Durante explorações em uma rota de ecoturismo em Sherabad, um distrito do Uzbequistão, arqueólogos encontraram obras bastante expressivas. Entre as pedras de uma parede rochosa, foram identificadas diversas pinturas e escritas rupestres.

Segundo os cientistas envolvidos na descoberta, as produções antigas datam dos períodos mesolítico, um momento de transição pré-histórico, e neolítico. Nesse sentido, elas revelam costumes e atividades humanas desempenhadas na época.

Em tons terrosos, como o comum ocre avermelhado, as imagens retratam pessoas com máscaras ritualísticas caçando grandes touros selvagens. As ilustrações rupestres ainda mostram que, na época, os humanos contavam com a ajuda de cães durante a caça.

Segundo a Agência Nacional de Notícias do Uzbequistão, os arqueólogos também identificaram representações de outros animais selvagens nas paredes. Nesse sentido, além dos touros e dos cães, as pinturas ainda mostram cabras, gazelas e raposas.