Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crustáceo

Cystisoma: o incrível crustáceo transparente de grandes olhos

O crustáceo vive entre 200 e 900 metros de profundidade e é dificilmente visto por predadores

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/09/2022, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do crustáceo Cystisoma - Reprodução/Vídeo/Indoona
Imagem do crustáceo Cystisoma - Reprodução/Vídeo/Indoona

De nome Cystisoma, o peculiar crustáceo vive entre 200 e 900 metros de profundidade. O animal, semelhante a um camarão, chama a atenção por seus grandes olhos, que ocupam a maioria de sua cabeça.

“Quanto maior o olho, maior a probabilidade de captar quaisquer fótons que estejam por aí”, disse a pesquisadora Karen Osborn do Smithsonian Institution, como repercutido pelo The Guardian.

Vivendo na zona crepuscular do oceano, o Cystisoma é difícil de ser encontrado devido ao caráter de seu corpo, transparente. Com isso, podem se esconder mais facilmente de predadores e também dos cientistas, como revela Osborn.

“Você realmente não pode ver essas coisas até tirá-las da água”, diz Karen Osborn.

Imagem do crustáceo Cystisoma/Reprodução/Vídeo/Indoona

Para seus olhos, essa tentativa de se esconder torna-se mais difícil devido às suas retinas que têm que conter pigmentos escuros que absorvem fótons. Os predadores conseguem as distinguir na fraca iluminação da zona crepuscular, onde vivem, ou os feixes de seus próprios holofotes bioluminescentes. 

Com isso, eles disfarçam seus olhos e ao invés de concentrar os pigmentos em uma pequena área, eles espalham sua retina em uma folha de pontos avermelhados, difíceis de serem vistos por outros animais, por serem pequenos. 

Corpo peculiar

O animal foi descoberto por Osborn e sua equipe em 2016. Segundos os cientistas, a maioria dos órgãos internos do crustáceo parece cristalina como consequência da maneira muito ordenada e estruturada de seus tecidos.

Sob seus olhos, há uma estrutura dourada que é o órgão digestivo. Após uma pesquisa com um microscópio eletrônico, os estudiosos puderam verificar que existem partes do exoesqueleto de Cystisoma cobertas por pequenas protuberâncias.

Uma camada de pequenas formas esféricas cobre outras partes de seu corpo. Essas são colônias de uma forma desconhecida de bactéria, induzem os cientistas. Esses crustáceos, reduzem a luz que reflete em seus corpos transparentes, já que suas protuberâncias e as esferas tornam a luz mais provável de passar direto pelo Cystisoma , ao invés de ser refletida no olho de um predador.