Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Dados alarmantes sobre uso de drogas entre crianças ucranianas são revelados por ONG

Entidade humanitária investigou as condições preocupantes das crianças e adolescentes vivendo em meio à guerra

Redação Publicado em 22/02/2023, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando criança se balançando em área destruída da Ucrânia - Getty Images
Fotografia mostrando criança se balançando em área destruída da Ucrânia - Getty Images

Uma pesquisa realizada pela World Vision, uma ONG humanitária sem fins lucrativos, entrevistou diversas crianças e adolescentes vivendo na Ucrânia para entender qual a situação da juventude obrigada a crescer em meio à guerra iniciada pela Rússia. 

Seguindo as ordens de Vladimir Putin, o exército russo invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro de 2022. Um ano mais tarde, o conflito prossegue a despeito do número alto de fatalidades, da destruição massiva e da crise de refugiados sem precedentes que ocorre na Europa como resultado da decisão de Moscou. 

As consequências 

Dentre as crianças entrevistadas pela entidade, 51% relataram já ter visto seus amigosfumando ou usando outras drogas para lidar com o dia-a-dia em um país em guerra. A mesma pergunta, quando feita a meninos entre 14 e 17 anos, resultava em um número ainda maior de respostas positivas — 77% deles já tinham visto seus pares consumindo substâncias psicoativas. 

As crianças estão lutando para lidar com traumas empilhados em cima de traumas. Com base nas experiências de outras crianças e famílias afetadas pelo conflito, podemos especular que mais de 1,5 milhão de crianças na Ucrânia possam desenvolver depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno bipolar ou esquizofrenia como resultado de suas experiências durante a guerra", apontou Chris Palusk, o diretor da divisão da World Vision destinada ao auxílio na crise da Ucrânia.

"Além do aumento do abuso de substâncias, nossa equipe e parceiros nos dizem que as crianças estão cada vez mais medrosas e lutam para conter suas emoções. 21% das crianças dizem que seus colegas estão recorrendo à violência física como mecanismo de enfrentamento. Isso inclui violência contra seus pares. Eles querem se vingar dos outros ao verem parentes feridos por bombardeios, pais afastados na linha de frente, e tudo parece desesperadamente injusto", acrescentou ele em um comunicado divulgado através do site da ONG.