Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ovo

Descoberta: Cientistas encontram misterioso ‘ovo dourado’ no fundo do mar

O item não possui explicação até o momento, o que intriga a comunidade científica por seu mistério

Redação Publicado em 11/09/2023, às 07h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Ovo dourado' encontrado no Golfo do Alasca - Reprodução / NOAA Ocean Exploration / Seascape Alask
'Ovo dourado' encontrado no Golfo do Alasca - Reprodução / NOAA Ocean Exploration / Seascape Alask

No dia 30 de agosto, uma descoberta extraordinária aguçou a curiosidade da comunidade científica. Um "orbe dourado", como foi apelidado, emergiu das profundezas do Golfo do Alasca, nos Estados Unidos, surpreendendo os pesquisadores e desencadeando uma busca por sua origem enigmática.

Esse espécime singular, com pouco mais de 10 centímetros de diâmetro, foi localizado por um veículo operado remotamente a uma profundidade impressionante de aproximadamente 3.300 metros. Sua superfície lisa e dourada chamou imediatamente a atenção dos cientistas.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) dos Estados Unidos relatou que o "orbe dourado" estava rodeado por esponjas brancas e firmemente aderido a uma rocha. Uma pequena abertura ou fenda próxima à base revelou um interior com coloração semelhante.

Sam Candio, coordenador de expedição da NOAA Ocean Exploration, explicou: “Embora tenhamos conseguido coletar o 'orbe dourado' e trazê-lo para a embarcação, ainda não conseguimos identificá-lo além do fato de que é de origem biológica”.

Provavelmente não entenderemos mais até que consigamos colocá-lo em um ambiente de laboratório onde possamos continuar a recorrer à experiência coletiva da comunidade científica, com ferramentas mais sofisticadas do que as que somos capazes de manter a bordo”, disse ele.

Apelido do item

A descoberta fascinante inspirou a imaginação de espectadores que acompanharam o mergulho ao vivo, apelidando o espécime de "orbe dourado" e até mesmo de "ovo de ouro" nos meios de comunicação, de acordo com a CNN Brasil.

Sam Candio comentou sobre o achado intrigante: “O fundo do mar não é tão deliciosamente estranho?”. “Serve como um lembrete de quão pouco sabemos sobre o nosso próprio planeta e quanto ainda resta para aprender e apreciar sobre o nosso oceano”, completou.