Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arquelogia

Deslumbrante mosaico de conchas é encontrado em domus nos arredores do Coliseu

Luxuosa casa de mais de 2 mil anos, que abriga "incomparável" mosaico feito de conchas, mármore e vidro precioso, foi descoberta nos arredores do Coliseu

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/12/2023, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico encontrado em domus nos arredores do Coliseu - Ministério da Cultura da Itália
Mosaico encontrado em domus nos arredores do Coliseu - Ministério da Cultura da Itália

Nos arredores do Coliseu de Roma, arqueólogos descobriram uma luxuosa casa romana que abrigava um "incomparável" mosaico feito de conchas, mármore e vidro precioso, relatou o Ministério da Cultura.

+ Enorme mosaico romano é descoberto sob chão de vila na Turquia

A cena retrata três grandes navios que navegam pelas ondas do mosaico em direção a uma cidade costeira, que possui muralhas pontilhadas de pequenas torres e pórticos. A obra sugere que o dono da domus, que possui mais de 2 mil anos, tenha saído vitorioso da batalha.

Detalhes do mosaico encontrado em domus/ Crédito: Ministério da Cultura da Itália

Em comunicado, o ministro da Cultura Gennaro Sangiuliano classificou a construção, erguida entre a segunda metade do século 2 a.C. e final do século 1 a.C., como um "autêntico tesouro".

A casa foi descoberta em meados de 2018, segundo reporta o Daily Mail. Na ocasião, arqueólogos descobriram uma série de paredes da domus, dividida em vários andares. Até agora, apenas alguns quartos foram escavados e a busca continuará até o próximo ano. 

A domus

situada em torno de um átrio, a sala principal da domus serviu como um salão de banquetes, em estilo de gruta, usado nos meses de verão, relatou o ministério. Acredita-se que seu proprietário era um nobre, provavelmente um senador, que entretinha seus convidados com "jogos aquáticos espetaculares"; visto que o espaço possui canos de chumbo colocados entre as paredes decoradas. 

O que torna a descoberta excepcional é uma parede extraordinária coberta com um 'rústico' mosaico incomparável em termos de cronologia e complexidade das cenas retratadas", acrescentou o ministro. 

A "sequência complexa" de cenas são retratadas através de "diferentes tipos de conchas, tesselas azuis egípcias, vidro precioso, minúsculos flocos de mármore branco ou outros tipos de pedra", relatou o órgão.

Detalhes do mosaico encontrado em domus/ Crédito: Ministério da Cultura da Itália

Entre as vinhas e folhas de lótus encontram-se pilhas de armas com trombetas, navios de guerra e tridentes de tipo celta, "aludindo talvez a um duplo triunfo, terrestre e naval, do dono da domus".

"A representação de uma cidade costeira poderia aludir a uma conquista bélica pelo proprietário da domus, pertencente a uma personagem aristocrática, presumivelmente de categoria senatorial", disse Sangiuliano.

Detalhes do mosaico encontrado em domus/ Crédito: Ministério da Cultura da Itália

As escavações também descobriram um estuque branco "da mais alta qualidade" na sala de recepção adjacente. "Trabalharemos intensamente para tornar este lugar, um dos mais evocativos da Roma Antiga, acessível ao público o mais rápido possível", disse Alfonsina Russo, chefe do Parque Arqueológico do Coliseu.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!