Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Itália

A curiosa saga dos salsichas 'gladiadores' do Coliseu

Os animais domésticos chamam atenção pela forma alongada, mas estão integrados na história da edificação romana

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 08/12/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cachorro salsicha - Getty Images e Ruína Do Coliseu
Imagem ilustrativa de cachorro salsicha - Getty Images e Ruína Do Coliseu

Os cachorros compõem a rotina das atividades humanas há milhares de anos, sempre vistos como amigos domesticados ou até acompanhantes em grandes jornadas.

Algumas raças, no entanto, ganharam popularidade por suas características individuais, como as bochechas dos buldogues, os pelos longos dos goldens retrievers e, em especial, o cumprimento alongado dos salsichas.

Estes últimos, cuja raça é chamada de dachshung, tem uma história ainda mais importante na história do mundo do que se pensava, como concluíram pesquisadores conduzidos ao Parque Arqueológico Coliseu.

Por lá, eles realizaram uma série de escavações em locais de combate humano, onde as jornadas de batalha não apenas envolviam predadores como ursos, leões e leopardos como ferramentas de ataque contra opositores, mas também, cachorros salsicha.

No caso dos pequenos e dóceis cães, seus usos não estão sendo atribuídos pelos pesquisadores como ferramenta de gladiadores para as brigas públicas no Coliseu, mas sim, como forma de entretenimento, realizando acrobacias e apresentações de adestramento semelhantes às vistas hoje em dia em circos e programas de televisão.

Uso do animal

A descoberta foi feita após escavações realizadas ao redor dos sistemas de tubulação de esgoto ao redor do Coliseu, em Roma, na Itália, com ossos alongados, como descreveu Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico Coliseu, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.

Eles tinham menos de 30 cm de altura. Achamos que eles podem ter sido usados para realizar truques acrobáticos, assim como você veria em um circo hoje. Ou pode ser que eles tenham sido usados como parte de caçadas encenadas ou mesmo lançados contra ursos e animais assim. Não sabemos ao certo", acrescentou.

Ela ainda acrescentou que os cachorros salsichas modernos possuem semelhanças diretas com as ossadas, atribuídas a partir de 80 d.C., quando a construção histórica foi inaugurada e, consequentemente, sua tubulação foi instalada abaixo da edificação.