Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mosaico que mostra a Medusa é encontrado em um sítio arqueológico espanhol

No mês passado, um grupo de estudantes examinaram o sítio arqueológico La Huerta de Otero e se depararam com um mosaico da Medusa, figura da mitologia grega

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/08/2023, às 18h02 - Atualizado em 08/08/2023, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do mosaico da Medusa encontrado na Espanha - Reprodução/Ayuntamiento de Mérida
Imagem do mosaico da Medusa encontrado na Espanha - Reprodução/Ayuntamiento de Mérida

Em julho, um grupo de estudantes da Escola Profissional Barraeca II, examinaram o sítio arqueológico La Huerta de Otero, em Mérida, na Espanha, e se depararam com um mosaico gigante que mostra a Medusa, figura da mitologia grega que transforma pessoas em pedras.

A região, que está sob a custódia da Administração Central de Mérida, foi explorada pela primeira vez em 1976, quando uma domus romana e parte da muralha da cidade foram descobertas. Em 2019, após anos de inatividade, um novo programa de exploração foi colocado em prática, visando registrar o impacto das visitas públicas e os levantamentos geofísicos do local. 

Imagem das escavações do sítio arqueológico La Huerta de Otero - Créditos: Reprodução/Ayuntamiento de Mérida

Conforme repercutido pela Revista Galileu, José Vargas, professor de arqueologia na Barraeca II, afirmou que o mosaico é policromado e possuiu 30 metros quadrados em sua totalidade, que reúne a reprodução da Medusa e quatro pavões, que representam as estações do ano:

[Tudo] numa grande praça em que motivos florais e animais (pássaros e peixes) se intercalam com máscaras. O aparecimento da imagem da Medusa é típico nos pavimentos de mosaico do século 2 d.C. como sinal profilático ou de proteção dos habitantes da domus”, explicou Vargas em um comunicado do sítio arqueológico de Mérida. 
Mosaico de um pavão encontrado no sítio arqueológico La Huerta de Otero - Créditos: Reprodução/Ayuntamiento de Mérida

Preservação

Félix Palma, gestor do Consórcio Cidade Monumental, discorreu sobre a importância do sítio arqueológico

[O sítio] tem um carácter excecional pelo nível de conservação dos vestígios e, sobretudo, pelo aparato ornamental que decora a casa bem conservada: não só o mosaico da Medusa, mas também pinturas e motivos escultóricos”, observou Palma em uma entrevista ao portal do sítio arqueológico.