Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bento XVI

Detalhes do sepultamento de Bento XVI são revelados pelo Vaticano

O papa emérito Bento XVI faleceu no último sábado, 31, aos 95 anos de idade

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/01/2023, às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bento XVI durante celebração religiosa - Getty Images
Bento XVI durante celebração religiosa - Getty Images

Detalhes do sepultamento do papa emérito Bento XVI foram informados nesta terça-feira, 3, por Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé. O enterrode Joseph Ratzinger está marcado para a manhã da próxima quinta-feira, 5.

O caixão do papa emérito terá medalhas e moedas cunhadas durante seu pontificado, assim como pálios que ele usava nas vestes litúrgicas. O pálio é um tipo de colarinho de lã branca que é usado somente por papas e arcebispos, que representa a ovelha que é carregada nos ombros pelo pastor.

Segundo Bruni, o caixão também terá um cilindro de metal que contém um texto descrevendo o pontificado de Bento XVI, o chamado “rogito”. O esquife terá um triplo revestimento, um de cipreste, um de zinco e um de carvalho.

Detalhes da cerimônia

O corpo de Bento XVI será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II e mais de 600 jornalistas se credenciaram para cobrir o funeral do pontífice. O papa Francisco irá presidir a cerimônia e será o primeiro papa na história a celebrar o rito fúnebre de um pontífice antecessor.

De acordo com informações da ANSA, via Uol, o porta-voz do Vaticano revelou que a cerimônia irá ser semelhante àquela para um papa morto no exercício do cargo, apenas com algumas pequenas modificações.