Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Quadro

Detetive holandês recupera quadro roubado de Vincent van Gogh: 'É, sem dúvida, o verdadeiro'

Obra havia sido roubada de museu durante a pandemia de Covid-19

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/09/2023, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro "O Jardim Paroquial de Nuenem" - Wikimedia Commons/Vincent van Gogh
Quadro "O Jardim Paroquial de Nuenem" - Wikimedia Commons/Vincent van Gogh

Um quadro de Vincent van Gogh que havia sido roubado de um museu durante o período de confinamento da pandemia de Covid-19 foi recentemente recuperado por um detetive holandês especializado em arte. Datada de 1884, a obra "O Jardim Paroquial de Nuenem" possui valor estimado entre três e seis milhões de euros (15,7 a 31,5 milhões de reais).

De acordo com a agência de notícias AFP, a recuperação do quadro foi realizada pelo detetive Arthur Brand em cooperação com as autoridades policiais holandesas.

É, sem dúvida, o verdadeiro. Não há qualquer dúvida", disse Richard Bronswijk, membro da unidade especializada, à AFP.

Roubo

Segundo a fonte, o detetive recuperou a obra em sua residência em Amsterdã na segunda-feira. O quadro foi roubado do Museu Singer Laren em 30 de março de 2020.

Brand, conhecido como o "Indiana Jones do mundo das artes" por sua habilidade em encontrar diversas obras famosas desaparecidas, relatou que os apelos frequentes e os pedidos das autoridades holandesas para a devolução da pintura finalmente surtiram efeito.

Um homem, cuja identidade não foi revelada, entregou a tela ao detetive em uma bolsa azul da loja IKEA, protegida com plástico-bolha e envolta em uma fronha de travesseiro.

Em um vídeo divulgado pelo detetive, é possível ver sua emoção ao desembrulhar o pacote e confirmar a autenticidade da obra. Brand declarou: "Confirmar que se trata do Van Gogh roubado foi um dos momentos mais significativos da minha vida."