Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Diretor de ‘Titanic’ revela que ‘sabia condições’ de submarino desde segunda-feira, 19

James Cameron disse em entrevista que não tinha dúvidas sobre a situação do submersível que implodiu

Redação Publicado em 23/06/2023, às 16h48 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino que implodiu e o diretor James Cameron - Reprodução / OceanGate e Reprodução / Vídeo
O submarino que implodiu e o diretor James Cameron - Reprodução / OceanGate e Reprodução / Vídeo

James Cameron, diretor de "Titanic", expressou profunda preocupação quando soube do "evento catastrófico extremo" que havia ocorrido com o submersível Titan e perdido contato.

Cameron, que explorou os destroços do Titanic em 33 ocasiões, afirmou que não tinha dúvidas de que o submarino tinha "desaparecido" quando foi informado de que havia perdido contato uma hora e 45 minutos após mergulhar para examinar os destroços do navio de cruzeiro.

A Guarda Costeira dos EUA revelou na quinta-feira, 22, que um veículooperado remotamente (ROV) encontrou um "campo de destroços" próximo às ruínas do Titanic, onde a tripulação de cinco exploradores se dirigia antes de perder contato, segundo o The Independent.

"Para a eletrônica do submarino falhar e seu sistema de comunicação falhar, e seu transponder de rastreamento falhar simultaneamente - o submarino se foi", disse o diretor para a BBC.

Para mim, não havia dúvida. Eu sabia que o submarino estava exatamente abaixo de sua última profundidade e posição conhecidas, e foi exatamente onde eles o encontraram. Não houve busca. Quando eles finalmente conseguiram um ROV lá embaixo que poderia fazer a profundidade, eles o encontraram em horas. Provavelmente em minutos."

Crítica midiática

Cameron, há muito tempo um explorador das profundezas do oceano, criticou a cobertura da mídia sobre a quantidade de oxigênio deixada no submersível, classificando-a como uma "farsa prolongada e aterrorizante". "Foi uma tortura lenta e cruel por quatro dias, na minha opinião", acrescentou. "Porque eu sabia a verdade na manhã de segunda-feira".

O cineasta canadense expressou o desejo de ter alarmado sobre o Titan. Cameron quebrou o silêncio sobre o assunto na quinta-feira, após a Guarda Costeira ter encontrado partes do submersível.