Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura Militar

Ditadura: Governo realiza ato em local usado para queimar corpos no período

Na Fazenda Cambahyba, localizada em Campos, no Rio de Janeiro, funcionava uma usina de cana-de-açúcar que tinha um forno usado na ditadura militar

Redação Publicado em 05/12/2023, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A usina em questão - Reprodução/Arquivo Pessoal/Ana Costa
A usina em questão - Reprodução/Arquivo Pessoal/Ana Costa

Na próxima quarta-feira, 6, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania irá promover um ato na Fazenda Cambahyba, localizada em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em memória de 12 pessoas que foram vítimas da Ditadura Militar brasileira.

Essas pessoas foram incineradas, durante o período mencionado, em um dos fornos da usina de cana-de-açúcar que funcionava no local. Entre elas está o pai do ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz, Fernando Santa Cruz.

Segundo repercutiu a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, em 2019 a morte de Fernando foi ironizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro disse:

Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele.”

Outros detalhes 

Além disso, ainda nesta quarta-feira, 6, familiares das vítimas irão formalizar um pedido para ser realizado, com o tombamento e desapropriação do Parque Industrial, a construção do Memorial Ditadura Nunca Mais.

No começo deste ano, por determinação da deputada Marina do MST, o governo desapropriou uma área da fazenda que equivale a 1.300 Maracanãs.