Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Van Dyck

Do lixo ao luxo: Pintura coberta de cocô é vendida por 3 milhões de dólares

Quadro raríssimo de Van Dyck havia sido encontrado coberto de excrementos de pássaro

Ingredi Brunato Publicado em 31/01/2023, às 12h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do quadro - Divulgação/ Sotheby's
Fotografia do quadro - Divulgação/ Sotheby's

A Sotheby's, casa de leilões sediada em Londres, na Inglaterra, pôs à venda na última quinta-feira, 27, uma pintura raríssima atribuída a Antoon Van Dyck, artista europeu do século 17. 

O quadro a óleo, que estava sob posse de Albert B. Roberts, um colecionador de arte, foi arrematado por 3,1 milhões de dólares (uma quantia equivalente a nada menos que 15,8 milhões de reais), conforme informações do New York Post.

Um detalhe curioso a respeito da obra, todavia, é a situação no qual ela foi descoberta: com seu verso coberto em excrementos de pássaro. Roberts a encontrou em um galpão no fim do século 20, então pagando apenas 600 dólares para adquiri-la. 

Foi apenas em 2019 que a tela, que retrata um senhor nu sentado em uma cadeira à meia luz, foi autenticada como pertencente a Van Dyck. Ela teria sido usada pelo pintor como um estudo para outro quadro, o famoso "São Jerônimo com um anjo".

Exclusividade 

Vale enfatizar que, até onde temos conhecimento, esse é somente o segundo esboço do artista a sobreviver até os tempos atuais, fato que o torna incrivelmente raro. Caracterizado como "surpreendentemente bem preservado", ele foi datado do período entre 1615 e 1618. 

Eles não foram realmente feitos para serem exibidos. O artista costumava mantê-los no estúdio para consultá-los mais tarde", apontouChristopher Apostle, um especialista da Sotheby's, em entrevista ao Times of London. 

Além disso, esses estudos feitos por pintores antes da confecção de suas obras podem ser utilizados para revelar as técnicas de pintura utilizadas por eles, assim aumentando as informações que temos a respeito de grandes artistas do passado.