Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Dom Pedro I: Carreira de músico não fez sucesso na vida do imperador

Maestrina comenta a carreira sem sucessos de Dom Pedro I no mundo musical

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 07/09/2022, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Dom Pedro I - Wikimedia Commons / Domínio Público
Pintura de Dom Pedro I - Wikimedia Commons / Domínio Público

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí fará um concerto com as composições feitas por Dom Pedro I, relembrando a época em que o monarca se aventurou no ramo musical, no dia 10 de setembro, no Teatro Polytheama.

A carreira de músico de Dom Pedro I não é muito conhecida, pois, segundo a regente da orquestra, Claudia Feres, em entrevista à Rolling Stone Brasil, o propósito funcional das composições apaga um pouco do brilho das canções.

A orquestra irá apresentar as composições mais importantes do imperador: "Credo do Imperador" e "Hino da Independência”. Claudia ainda comenta sobre o trabalho do monarca: "A música dele é bem característica da época, mas traz esse lado um pouco operístico, dramático”.

Bom artista

A maestrina afirma que Dom Pedro I não era um músico excepcional, além de que ele recebia muitas críticas pela simplicidade de seus trabalhos. Existem boatos de que as peças não teriam sido escritas pelo imperador, mas a regente duvida disso, exatamente pela pouca ousadia e complexidade nas faixas.

Algumas pessoas criticam a obra de D. Pedro, como um material musical fraco. Ou dizem que não foi ele quem as escreveu e sim seu professor Sigismund Neukomm. A verdade é que D. Pedro era músico, estudava música e tocava vários instrumentos, inclusive tocando na orquestra ao lado de seus músicos. Não vejo porque ele não teria escrito essas obras. São simples, sem grande complexidade, mas bonitas e funcionam muito bem”, explicou Claudia.