Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, se entrega à Justiça em Nova York

Donald Trump se entregou a Justiça nos Estados Unidos em meio a polêmicas que envolvem ex-atriz pornô

Redação Publicado em 04/04/2023, às 15h02 - Atualizado às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, em 2016 - Drew Angerer/Getty Images
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, em 2016 - Drew Angerer/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, de 76 anos, se entregou a Justiça em Nova York. Ele se apresentou à Justiça norte-americana nesta terça-feira, 4, para demonstrar conhecimento formal das acusações criminais pelas quais ele foi indiciado. Trump se tornou o primeiro ex-presidente norte-americano, desde 1776, a ser indiciado criminalmente.

No domingo, 2, Trump postou na rede social Truth Social, da qual ele é dono, que ele iria ao tribunal. "Os EUA não deveriam ser assim! O promotor [Alvin Bragg] corrupto não tem caso. O que há é uma jurisdição onde é impossível que eu tenha um julgamento justo."

O processo contra Trump é resultado de uma investigação de cerca de cinco anos da promotoria distrital de Nova York. As denúncias contra o ex-presidente fazem referência a um episódio onde o político supostamente teria pago US$ 130 mil (R$ 667 mil) como suborno para a atriz pornô Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso em 2006, quando já era casado com Melania Trump, sua terceira e atual esposa.

No caso, o pagamento que Trump realizou teve o propósito de convencer Stormy a não levar o relacionamento dela e do ex-presidente para o público. O foco da investigação, porém, não é esse, e sim um possível reembolso feito pela Organização Trump ao advogado Michael Cohen, que teria pago o suborno, e também a suposta falsificação de registro comercial.

Um grande júri novaiorquino concordou e votou que os argumentos da Promotoria de Nova York tinham procedência, indiciando o ex-presidente.