Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Eclipse solar híbrido acontece hoje; saiba como assistir

Evento astronômico raro vai acontecer hoje e poderá ser acompanhado pela internet; confira!

Redação Publicado em 19/04/2023, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de eclipse solar total, visto no Oregon, nos EUA, em 2017 - Aubrey Gemignani/NASA
Foto de eclipse solar total, visto no Oregon, nos EUA, em 2017 - Aubrey Gemignani/NASA

Entre esta quarta, 19, e quinta-feira, 20, um evento raríssimo irá acontecer: um eclipse solar híbrido. A Lua estará em movimento e bloqueará o Sol de maneiras diferentes, alternando entre um eclipse anular, que é quando um anel de luz se forma em volta da sombra do satélite natural da Terra, e um eclipse total, momento quando a estrela do nosso sistema solar é inteiramente encoberta.

O fenômeno é raro e rápido, com cerca de um minuto de duração em sua fase total. Um eclipse solar híbrido acontece, em média, a cada uma ou duas décadas. O último, antes do que acontece hoje, 19, ocorreu no ano de 2013, e o próximo só ocorrerá em novembro de 2031.

Esse eclipse solar híbrido não será visível no Brasil, mas alguns canais realizarão a transmissão ao vivo do evento pelo YouTube.

Eclipse híbrido

Um eclipse solar híbrido começa como anular, se transforma em total e depois termina como anular, novamente. Diferentes pontos de observação vão oferecer diferentes vistas do fenômeno, porém, em só dois pontos do globo é possível observar o evento de maneira completa, com a transição entre anular e total. Infelizmente, ambos ficam em áreas remotas do oceano.

Antes e depois do eclipse, provavelmente haverá uma exibição das "contas de Baily", que são feixes de luz de raios solares que escapam pelas laterais do fenômeno, por serem desviados pelas crateras da Lua.

A fase total será vista por cerca de um minuto na Austrália Ocidental, no Timor-Leste e na Indonésia. Agora, as fases anulares poderão ser observadas no sudeste asiático e em diferentes áreas da Oceania.

Se você quiser acompanhar o eclipse, diversas transmissões ocorrerão no YouTube, a partir das 22h30, horário de Brasília, como essa do canal Cosmosapiens: