Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Egito: Arqueólogos encontram oficina de cerâmica do século 3 a.C. em excelente estado

Durante escavações, os pesquisadores também desenterraram diversos artefatos antigos. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 16/07/2021, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oficina de cerâmica do século 3 a. C. descoberta no Egito - Divulgação/Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades
Oficina de cerâmica do século 3 a. C. descoberta no Egito - Divulgação/Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades

De acordo com informações publicadas na última quarta-feira, 14, pelo portal da revista Galileu, recentemente, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito revelou uma descoberta animadora, que ocorreu durante escavações em Tell Kon Aziza, localizado ao norte do país.

Segundo revelado na publicação, na ocasião, arqueólogos descobriram uma oficina de cerâmica que data entre os séculos 3 a.C. a 1 d.C. Após pesquisas, os estudiosos concluíram que a datação do local indica que seu funcionamento aconteceu na era greco-romana.

Um dos fatores que mais chamou a atenção dos especialistas nessa descoberta foi o estado de conservação do local, que segundo eles, estava praticamente intacto.

Artefatos descobertos em Tell Kon Aziza / Crédito: Divulgação/ Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Durante as escavações, os estudiosos encontraram várias áreas de fabricação de cerâmica. Entre elas, o local em que a argila era misturada, onde as peças eram moldadas e também o ambiente de secagem.

Além disso, o chefe do Conselho Superior de Arqueologia do Egito, Destroyman Tatooy, informou no anúncio oficial que a equipe também encontrou artefatos no local, como potes de cerâmica moldados, vasos e ferramentas de metal antigas.

Vaso de cerâmica descoberto durante escavações no Egito/ Crédito: Divulgação/ Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Confira o anúncio completo aqui.


Sobre arqueologia 

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.