Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eleições

Eleições 2022: Como a roupa dos candidatos ajuda a construir uma imagem?

A consultora de moda Camile Stefano, realizou uma análise dos trajes de todos os candidatos durante o último debate presidencial

Redação Publicado em 30/09/2022, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Debate para presidente na Globo - Divulgação/TV Globo
Debate para presidente na Globo - Divulgação/TV Globo

Na noite dessa última quinta-feira, 29, a TV Globo transmitiu o último debate entre os candidatos à presidência do Brasil, antes das eleições marcadas para o próximo domingo, 2.

Conforme divulgado no portal CARAS, no total, sete candidatos à presidência foram até os estúdios da TV Globo, localizado no Rio de Janeiro, para divulgarem suas propostas no programa ao vivo, são eles: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Padre Kelmon (PTB), Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União Brasil), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Ávila (NOVO).

Durante esse momento, tanto a comunicação verbal, quanto a não verbal, são extremamente importantes para os candidatos. Sendo assim, a consultora de modaCamile Stefano, realizou uma análise das cores, cortes e a construção da imagem dos sete candidatos à presidência durante o debate dessa última quinta-feira, 29.

Análise das roupas dos candidatos

Todos os homens optaram em utilizar um terno da cor azul, vestimenta que transmite um aspecto de confiabilidade. Em relação à cor escolhida por eles, Camile contou que: “O azul escuro transmite profissionalismo e elegância, diferente do traje todo preto que é relacionado a eventos casuais ou uniformes”.

Além da importância da escolha certa em relação ao traje e a cor dele, a gravata também é um acessório essencial para comunicação não verbal.

A escolha por tons de azul, feita por Jair Bolsonaro, é uma busca por segurança e familiaridade, os tons de vermelho, usados por Lula e Ciro Gomes, são marcantes e comunicam mudança ou disrupção”, informou a consultora de moda.

Entre as mulheres, Camile analisou que o comprimento midi — a metade da distância entre os joelhos e os pés — foi a principal escolha entre elas. “A saia remete ao tradicionalismo e elegância”, informou.

A fashion designer explicou que, assim como no caso dos homens, a candidata Simone Tebet seguiu a mesma linha de raciocínio, usando a clássica cor azul para demonstrar profissionalismo e elegância.

As cores claras utilizadas por Soraya Thronicke, combinando o seu tailleur branco com a blusa bege, busca transmitir um aspecto de renovação e serenidade. Camile finaliza falando que, alguns detalhes dos cortes dos trajes dos candidatos também devem ser analisados.

A amarração nas costas do vestido da candidata Simone Tebet, assim como a gravata mais fina do candidato Ciro Gomes, são detalhes que refletem inovação e criatividade”, informou.

Camile Stefano

A stylist é pós-graduada-graduada pela Universidade Belas Artes, São Paulo, é expert em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Camile está na área a mais de seis anos e, atualmente, ministra palestras, cursos e workshops relacionados a imagem pessoal e corporativa.

Durante toda sua trajetória, ela ajuda mulheres na busca pelo autoconhecimento, além da melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, perfil que atualmente conta com mais de 40 mil seguidores.