Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Em mensagem dominical, Papa Francisco diz estar com "inflamação pulmonar"

Tradicional oração que ocorre na Praça de São Pedro foi transmitida da residência do pontífice, que apareceu com mão enfaixada; saiba mais!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/11/2023, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do papa Francisco - Getty Images
Imagem ilustrativa do papa Francisco - Getty Images

A tradicional mensagem dominical de meio-dia do papa Francisco, que costuma acontecer na Praça de São Pedro, ocorreu de forma diferente no último final de semana. Na ocasião, o discurso do pontífice foi transmitido de sua residência.

A medida serviu para que o líder da Igreja Católica não saísse de casa durante o último domingo, 26, que teve um clima frio em Roma. Nos últimos dias, Francisco vem enfrentando uma forte gripe que o forçou a cancelar alguns eventos e atividades. 

+ Mama Antula: O milagre da primeira mulher que vai virar santa na Argentina

Segundo a CNN, no último sábado, 25, o papa realizou exames em um hospital na capital italiana — que descartaram complicações pulmonares. Já durante a oração dominical, o pontífice tossiu diversas vezes e também estava com a mão enfaixada. Ele ainda disse ter uma "inflamação pulmonar".

A saúde do papa

Apesar da complicação, a agenda do papa Francisco tem marcado uma viagem para Dubai na próxima sexta-feira, 1, onde participará da Conferência das Partes (COP) — convenção da ONU para tratar das mudanças climáticas. 

Semanas antes do pronunciamento do último domingo, o líder da Igreja Católica deixou de ler um discurso que havia preparado para uma reunião com rabinos europeus. Entretanto, horas depois do encontro, salienta a CNN, ele aparentou ter boa saúde. Além do mais, em junho, o pontífice foi submetido a uma operação da hérnia abdominal; da qual parece estar totalmente recuperado.