Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Larvas

Em Portugal, larvas ‘carnívoras’ são encontradas na orelha de homem

Segundo os médicos, as larvas são da espécie Cochliomyia hominivorax

Redação Publicado em 07/12/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Larvas encontradas na orelha do homem - Divulgação / Catarina Rato / New England Journal Of Medicine
Larvas encontradas na orelha do homem - Divulgação / Catarina Rato / New England Journal Of Medicine

Em Portugal, médicos de um hospital identificaram uma infestação de larvas carnívoras que estavam dentro do ouvido de um homem de 64 anos. Ele deu entrada no serviço de saúde apresentando coceiras, dores e sangramento no canal auditivo.

Segundo os profissionais, o exame físico do homem mostrou que o que estava bloqueando o ouvido do paciente eram “numerosas larvas”. Na descoberta também foi constatado que uma pequena área do tímpano tinha sido perfurada pelos parasitas.

Uma das médicas responsáveis pelo caso, Catarina Rato, afirmou em entrevista à Newsweek que as larvas em questão são provenientes da espécie de mosca Cochliomyia hominivorax. Essa espécie deposita seus ovos em outros organismos, eclodindo em larvas que se alimentam de tecido vivo e sangue quente.

Caso específico

O homem apresentou sintomas por 5 dias e foi hospitalizado no Hospital Pedro Hispano, na cidade de Matosinhos. Em um artigo publicado em 24 de novembro no The New England Journal of Medicine, os médicos descreveram o caso como raro.

De acordo com o artigo, essa infecção pode acontecer em qualquer parte do corpo. Caso as larvas estiverem mortas em tecidos profundo, é necessária uma cirurgia para removê-las.

Segundo informações do UOL, o homem passou por uma avaliação depois de uma semana do diagnóstico, e a presença de larvas não foi mais constatada. Ainda não foi informado se ele terá alguma sequela após o ocorrido.