Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Júpiter

Em quase 60 anos, Júpiter terá sua menor distância da Terra

Júpiter irá atingir seu ponto de oposição na próxima segunda-feira, 26

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/09/2022, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Júpiter - Foto de flflflflfl, via Pixabay
Imagem ilustrativa de Júpiter - Foto de flflflflfl, via Pixabay

Os amantes de astronomia podem comemorar uma nova oportunidade de ver Júpiter mais de perto. Durante a noite da próxima segunda-feira, 26, o planeta irá atingir seu ponto de oposição, fato que ocorre a cada 13 meses e faz com que o astro pareça maior e mais brilhante em qualquer época do ano.

O ponto de oposição acontece quando um corpo celeste surge no leste enquanto o Sol se põe no oeste, colocando o objeto astronômico e o Sol em lados opostos da Terra. Na semana que vem, além de tal posição, o planeta também estará no ponto mais perto da Terra nos últimos 59 anos.

Tal fato acontece porque, como Júpiter e a Terra não orbitam o Sol em perfeitos círculos, eles passam em distâncias diferentes um pelo outro ao longo do ano. Essa coincidência é rara, o que fará com que a vista se torne ainda mais impressionante. O planeta vai estar a aproximadamente 590 milhões de km de distância da Terra, sendo que, seu ponto mais distante é de aproximadamente 965 milhões de km de distância.

Maneiras de observar o astro

O astrofísico pesquisador do Marshall Space Flight Center da Nasa, agência espacial americana, Adam Kobelski, afirmou que “com bons binóculos, as faixas centrais e três ou quatro dos satélites galileanos (luas) devem estar visíveis".

Ele também recomenda o uso de um telescópio maior para ver a Grande Mancha Vermelha com mais detalhes, assim como as bandas de Júpiter. O ideal seria um equipamento de quatro polegadas ou maior.

Segundo o astrofísico, via Uol, o lugar ideal para tentar avistar o planeta gigante será um lugar de altitude elevada e em uma área que não tenha luminosidade artificial. Locais de climas mais seco também são mais ideais.