Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Em São Paulo, palacete centenário é transformado em importante espaço cultural

Instituto Artium é nova atração turística de São Paulo

Redação Publicado em 06/02/2022, às 09h00

Registro do Instituto Artium - Divulgação/Instituto Artium
Registro do Instituto Artium - Divulgação/Instituto Artium

Construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, no tradicional bairro de Higienópolis, em São Paulo, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos.

Até o dia 27 de fevereiro de 2022, o público poderá visitar a primeira individual de Felice Varini no Brasil. São quatro obras inéditas, concebidas especialmente para a arquitetura do Instituto Artium.

O trabalho do artista suíço radicado em Paris provoca questionamentos sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.

Nova atração

O Instituto Artium tem se firmado como a mais nova atração para turismo cultural na cidade de São Paulo, ocupando um palacete centenário na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e reconhecido como patrimônio histórico, como 1.700m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luís XVI modernizado.

Divulgação/Instituto Artium
Divulgação/Instituto Artium

O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007).

A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.

Minucioso trabalho

Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019. Seu presidente, o empresário Carlos Cavalcanti, conta que uma das missões foi executar um minucioso trabalho de restauro visando à manutenção e à recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção.

A entidade cultural sem fins lucrativos cumpre ainda um plano de atividades que reúne projetos nas áreas da preservação de patrimônio imaterial, preservação de patrimônio material, artes visuais e artes cênicas.


Instituto Artium

Endereço: Rua Piauí, 874 - Higienópolis, São Paulo - SP - Brasil - 01241-000

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h.

Entrada gratuita

Exposição com obras de Felice Varini: até 27 de fevereiro de 2022