Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pelé

Embaixador da Nigéria relembra visita de Pelé que interrompeu uma guerra civil

Muhammad Makarfi Ahmad falou do episódio durante sua visita ao velório do Rei do Futebol

Redação Publicado em 03/01/2023, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Pelé e Muhammad Makarfi Ahmad - Getty Images e Divulgação/ Agência de Notícias do Paraná
Montagem mostrando Pelé e Muhammad Makarfi Ahmad - Getty Images e Divulgação/ Agência de Notícias do Paraná

Na última segunda-feira, 2, Muhammad Makarfi Ahmad, que é o embaixador nigeriano no Brasil, relembrou um episódio curioso a respeito de Pelé durante o velório do Rei do Futebol. 

Segundo informado pelo UOL, o representante do país africano falou sobre a vez em que o Santos, onde o craque jogava como camisa 10, viajou à Nigéria para jogar uma partida amistosa com um dos times do país, de quem ganhou de 2 a 1. 

Era então o ano de 1969, e o território passava por um devastador conflito, porém este teria sido paralisado para que os nigerianos pudessem assistir ao jogo em uma demonstração do surpreendente poder de mobilização do futebol e, mais especificamente, de Pelé

Tributo

"Minhas condolências à família do Pelé. É uma enorme perda para todo o mundo. Na Nigéria, nós celebramos Pelé há 40 anos, desde a nossa independência", disse Makarfi Ahmad em sua homenagem ao craque brasileiro. 

Ele foi à Nigéria várias vezes. Na primeira vez dele lá, sua presença fez a guerra civil ser interrompida. Parou pelos dias que o Pelé iria jogar na Nigéria", contou o embaixador, ainda segundo o UOL.