Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Embarcação com robô que procura submarino diminuiu a velocidade em zona do sumiço

Navio de pesquisa que conta com robô diminui a velocidade em zona onde o submarino desapareceu

Redação Publicado em 22/06/2023, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do submarino da OceanGate - Divulgação/Oceangate Expeditions
Registro do submarino da OceanGate - Divulgação/Oceangate Expeditions

As buscas pelo submarino que desapareceu ao realizar uma expedição aos destroços do Titanic seguem a todo vapor. Enquanto as estimativas apontam que oxigênio disponível no submersível se esgotou, uma notícia a respeito das buscas foi divulgada nesta quinta-feira, 22. 

Como repercutido pelo portal de notícia G1, um navio de pesquisa da França conta com um robô de mergulho e diminuiu a velocidade ao realizar buscas na área onde o submersível perdeu o contato, assim marcando o início do desaparecimento. A diminuição de velocidade foi apontada no Marine Traffic, um site que registra o tráfego de diferentes embarcações. 

Para especialistas que acompanham o caso, esse ato de desacelerar sugere que a sonda conectada a embarcação por um cabo com fibra ótica pode ter identificado algo em águas profundas. Todavia, se trata apenas de uma suposição.

O registro

Os registros também revelam que o navio em questão diminuiu a sua velocidade para 6 nós náuticos, ou seja, aproximadamente 11 km/h. Ele se encontrava a aproximadamente 25 quilômetros da embarcação que fez o transporte do submersível pela última vez.

De acordo com o Marine Traffic, o robô que se encontra no navio Atalante é o Victor 6000, que tem câmeras e sondas que tem a capacidade de explorar o locais profundos. Ele consegue, por exemplo, chegar a uma profundidade de 3.800 metros, número que marca o local de repouso do Titanic atualmente.  

A previsão da Guarda Costeira dos Estados Unidos a respeito da reserva de oxigênio disponível no submarino que sumiu no Oceano Atlântico foi encerrada por volta das 7h desta quinta-feira, 22. O Titan, submersível da companhia OceanGate, sumiu no domingo (18) com cinco passageiros em seu interior.

Assim, equipes de resgate dos EUA e Canadá, com auxílio de embarcações da França, realizam buscas pelo submarino. A estimativa do tempo de reserva de oxigênio tem em consideração diferentes cálculos, que incluem o momento em que o veículo iniciou a viagem.

Ao mesmo tempo, é necessário destacar que existem cenários que afetam a estimativa, até mesmo pela quantidade que cada passageiro consome. Logo quando o submersível sumiu, a estimativa divulgada era de que a tripulação contaria com mais 96 horas de oxigênio. Na última quarta-feira, pela manhã, o contra-almirante John Mauger disse numa entrevista à BBC que as autoridades norte-americanas já apontavam um prazo inferior a 20 horas.